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Antigo 31-10-2009, 16:03   #1
chaves17
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Padrão Tennis Elbow: 10 dicas para escolher seu equipamento

Olá galera, encontrei este artigo do Prof. Ms. LUDGERO BRAGA NETO e achei bastante interessante. Aqui vai o link:
http://www2.uol.com.br/tenisbrasil/i...ciencia-03.htm

Dêem uma atenção especial nos tópicos abaixo:
2) Flexibilidade da Raquete: Flexível ou Rígida?
4) Peso da Raquete: Leve ou Pesada?

Fiquei surpreso com o que li. Sempre achei que raquetes pesadas mal tratassem mais o braço e consequentemente agravariam o problema de tennis elbow. E mais, sempre falam mal aqui das raquetes atuais da wilson por serem rígidas demais, mas leiam o que ele diz!

É claro que o objetivo do artigo é esclarecer que tipo de equipamento é mais adequado para evitar problemas de saúde, o que não necessariamente implica melhorar seu jogo. Por exemplo, todos sabem que raquetes com cabeças maiores têm o "Sweet Spot" maior, o que aumenta a chance de tenistas (sobretudo iniciantes) acertarem esse ponto, evitando vibrações desagradáveis. Contudo, raquetes com cabeças maiores não são boas para jogadores agressivos.

Mas vejam só, no caso destes dois quesitos: rigidez e peso da raquete, segundo o artigo, podemos unir o útil ao agradável. Acelerar mais a bola com mais controle, mas sem sacrificar o braço. Entendi certo? Eu gostaria muito que vocês comentassem o artigo.

Um abraço a todos e parabéns pelo fórum!!!

Marcelo.
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Antigo 31-10-2009, 16:52   #2
iHenrique
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Data de Entrada: Jul 2009
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Post Dúvida

Sinceramente eu acho que tem algumas coisas que estão certas, outras eu discordo.

Eu jogava com uma Dunlop AG 500 Tour, 315 g , Stiffness 71 e Aro com perfil 23-25mm.


Seguindo essas especificações, com base no que ele falou, seria uma raquete boa pra quem tem problemas no braço, rígida, pergil grosso , mas , foi essa raquete que me machucou, assim como outros colegas que conversei , que estouraram o cotovelo utiliando ela.

Acho que vai mais da prática do que da teoria...
__________________
3x Yonex RDiS 100 MP + Yonex Poly Tour Spin 1.25 @ Mains & Yonex Poly Tour Pro 1.25 @ Crosses ~ 52lbs !!


Minhas QUALIFICAÇÕES: http://www.tenisnews.com.br/forum/sh...ad.php?t=10496
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Antigo 31-10-2009, 17:10   #3
Eduardo Atl
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Muito bom este artigo,realmente ha algumas coisas que sao mais eficientes que outras.
Peso com certeza e o melhor deles q eu acho p/ prevenir TE.Eu ja falei varias vezes a respeito disso.
Darei o mesmo exemplo:
um fusca parado no meio da rua vem um caminhao na de 10 ton a 80Km/h e bate nele.
agora o mesmo caminhao parado,e vem o Fusca a 80Km/h e bate nele?
qual sofrera um maior destruicao sendo q eles estaro em mesma velocidade?
Pensa em vc jogando com uma raquete de 200g e rebatendo bolas de 150Km/h contra alguem jogando com uma raquete de 350g.A bola que sua raquete rebate causa uma vibracao extremamente maior do que a pesada.

Tecnica:o TE e causado porque vc nao abre seu ombro,sendo assim o seu cotovelo alem de outros musculos menores sao sobrecarregados com o trabalho que era p/ ser feito pelo ombro,dai aos poucos vc vai construindo o TE.O ombro tem que ser o responsavel pelo trabalho,e nao seu braco.
E complicado,mas e por ai,ja li,e ja varios tecnicos,explicando na tv esses movimentos,exercicios p/ fortalecer areas e tudo.
mas o artigo e excelente.
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Antigo 31-10-2009, 17:46   #4
caecorio
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Galera....Muita calma nessa hora....rsrsrs...O material é bem legal e não tem informações incorretas, mas tem incompletas.

Quanto ao peso, o Edu já deu a explicação dele (como ele mesmo disse, esse exemplo já foi dado anteriormente)...Acho que está claro.

Agora, o cara analisou a influência da rigidez de forma bem simplista....Ele está dizendo que, se a raquete é mais flexível ela solta menos a bola (certo) e que vai exigir mais do braço, o que é verdade...Sabemos disso, mas garanto que dificilmente vai ter tennis elbow por causa disso, mas é possível.

Você pode ter tennis elbow se forçar demais a musculatura...Isso independe da rigidez da raquete.
Pode ter também por movimentos errados (técnica ruim).
Pode ter por trauma provocado pela vibração das raquetes, às vezes imperceptível.

Veja bem:

Uma raquete de fibra de carbono rígida tem suas moléculas muito mais juntas, compactas.

Uma raquete mais flexível do mesmo material, tem suas moléculas mais separadas.

...Ou seja, se a raquete rígida sofre um impacto, a transferência dessa vibração (energia) pelo aro até o braço do 'gajo' (assim como para a bola, por isso raquetes rígidas são mais potentes) vai ser muito maior do que uma raquete flexível, pois as flexíveis tem 'buracos' (cheios de ar ou mesmo vazios-vácuo) entre as moléculas que servirão como 'amortecedores' destas vibrações.

Pegue um taco de baseball, murche as orelhas e largue a pata em um poste...Depois, pegue este mesmo taco, coloque espuma em volta dele e repita o ataque ao poste (eu faria isso colocando uma foto do MAC no poste, já que estou irado com ele)...Pois então, o que vai ser melhor para o seu braço?

Por isso os caras colocam sistemas de amortecimento nas raquetes. Para, mesmo com material mais rígido, tenham pontos (onde são colocados estes materiais) onde a energia da batida vai se dissipar, aliviando ou eliminando as vibrações que chegam ao braço do molecão.

É muito mais fácil você arrumar um tennis elbow por estar usando uma raquete rígida do que usando uma flexível.

Por isso continuo afirmando que: Se não quer ter problemas no braço, é melhor usar raquete pesada, flexível e cordas macias ou cordas mais duras com baixas tensões.

òtimo post! Abraço.
__________________
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Salve nosso Presidente: Cbor

Última edição por caecorio : 31-10-2009 às 17:50
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Antigo 31-10-2009, 18:16   #5
Esporte Social
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Citação:
Postado originalmente por caecorio Ver Mensagens
Galera....Muita calma nessa hora....rsrsrs...O material é bem legal e não tem informações incorretas, mas tem incompletas.

Quanto ao peso, o Edu já deu a explicação dele (como ele mesmo disse, esse exemplo já foi dado anteriormente)...Acho que está claro.

Agora, o cara analisou a influência da rigidez de forma bem simplista....Ele está dizendo que, se a raquete é mais flexível ela solta menos a bola (certo) e que vai exigir mais do braço, o que é verdade...Sabemos disso, mas garanto que dificilmente vai ter tennis elbow por causa disso, mas é possível.

Você pode ter tennis elbow se forçar demais a musculatura...Isso independe da rigidez da raquete.
Pode ter também por movimentos errados (técnica ruim).
Pode ter por trauma provocado pela vibração das raquetes, às vezes imperceptível.

Veja bem:

Uma raquete de fibra de carbono rígida tem suas moléculas muito mais juntas, compactas.

Uma raquete mais flexível do mesmo material, tem suas moléculas mais separadas.

...Ou seja, se a raquete rígida sofre um impacto, a transferência dessa vibração (energia) pelo aro até o braço do 'gajo' (assim como para a bola, por isso raquetes rígidas são mais potentes) vai ser muito maior do que uma raquete flexível, pois as flexíveis tem 'buracos' (cheios de ar ou mesmo vazios-vácuo) entre as moléculas que servirão como 'amortecedores' destas vibrações.

Pegue um taco de baseball, murche as orelhas e largue a pata em um poste...Depois, pegue este mesmo taco, coloque espuma em volta dele e repita o ataque ao poste (eu faria isso colocando uma foto do MAC no poste, já que estou irado com ele)...Pois então, o que vai ser melhor para o seu braço?

Por isso os caras colocam sistemas de amortecimento nas raquetes. Para, mesmo com material mais rígido, tenham pontos (onde são colocados estes materiais) onde a energia da batida vai se dissipar, aliviando ou eliminando as vibrações que chegam ao braço do molecão.

É muito mais fácil você arrumar um tennis elbow por estar usando uma raquete rígida do que usando uma flexível.

Por isso continuo afirmando que: Se não quer ter problemas no braço, é melhor usar raquete pesada, flexível e cordas macias ou cordas mais duras com baixas tensões.

òtimo post! Abraço.
Tá vendo porque a cada dia que passa você é um cara mais e mais adorado por aqui?

Soa quase como poesia esse seu post Caeco!

Complementando: E ainda tem a relação, jogo de pernas, quadril, rotação do quadril, rotação do tronco, peso do ombro na bolinha, força do triceps, extensão do braço até chegar na bolinha então tem mais variaveis a serem consideradas!
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Antigo 31-10-2009, 20:31   #6
msagu
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......

Por isso continuo afirmando que: Se não quer ter problemas no braço, é melhor usar raquete pesada, flexível e cordas macias ou cordas mais duras com baixas tensões.

òtimo post! Abraço.[/QUOTE]


Concordo 100%.

Veja um post antigo:

http://www.tenisnews.com.br/forum/sh...930#post104930
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Antigo 31-10-2009, 21:19   #7
Stringer
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Citação:
Postado originalmente por chaves17 Ver Mensagens
Olá galera, encontrei este artigo do Prof. Ms. LUDGERO BRAGA NETO e achei bastante interessante. Aqui vai o link:
http://www2.uol.com.br/tenisbrasil/i...ciencia-03.htm

Dêem uma atenção especial nos tópicos abaixo:
2) Flexibilidade da Raquete: Flexível ou Rígida?
4) Peso da Raquete: Leve ou Pesada?

Fiquei surpreso com o que li. Sempre achei que raquetes pesadas mal tratassem mais o braço e consequentemente agravariam o problema de tennis elbow. E mais, sempre falam mal aqui das raquetes atuais da wilson por serem rígidas demais, mas leiam o que ele diz!

É claro que o objetivo do artigo é esclarecer que tipo de equipamento é mais adequado para evitar problemas de saúde, o que não necessariamente implica melhorar seu jogo. Por exemplo, todos sabem que raquetes com cabeças maiores têm o "Sweet Spot" maior, o que aumenta a chance de tenistas (sobretudo iniciantes) acertarem esse ponto, evitando vibrações desagradáveis. Contudo, raquetes com cabeças maiores não são boas para jogadores agressivos.

Mas vejam só, no caso destes dois quesitos: rigidez e peso da raquete, segundo o artigo, podemos unir o útil ao agradável. Acelerar mais a bola com mais controle, mas sem sacrificar o braço. Entendi certo? Eu gostaria muito que vocês comentassem o artigo.

Um abraço a todos e parabéns pelo fórum!!!

Marcelo.

Muito bom o artigo.

Hoje em dia a faixa etária do tênis elbow diminuiu em virtude das cordas Poly/Co-polimeros usadas de forma inadequada.
Hoje em dia já sofrem com tennis elbow adolescentes a partir de 13 anos.

Com relação a raquete rigida/flexivel, a raquete flexivel dissipa a vibração mais do que a rigida em virtude da bola permanecer mais tempo em contato.
Mas esta discussão é longa já que deve ser considerado nível de jogador, cordas tensões e aros.


Citação:

Pegue um taco de baseball, murche as orelhas e largue a pata em um poste...
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MRT - Técnica Master de Raquetes e
CS - Encordoadora Certificada pela U.S.R.S.A e E.R.S.A
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http://www.racquetcenter.com.br
Facebook
http://www.facebook.com/452235784816001?fref=ts
Recomendações:
http://forum.tenisnews.com.br/showthread.php?t=10679
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Antigo 31-10-2009, 21:23   #8
PrestigeMan
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Olá a todos.
Penso que o artigo trata corretamente a parte fisiológica, apontando o senso comum do equipamento ideal para evitar o TE, como cabeça maior, raquete mais pesada e larga etc.
Mas, como o Caeco e o Esporte apontaram, há inúmeras variáveis não consideradas no artigo e que podem, sim, causar o TE.
Particularmente, eu que já tive TE há tempos atrás, penso que a mecânica do golpe, que inclui a rotação do quadril, tronco etc., além de uma musculatura fortalecida para a prática do tênis, são decisivas.
Portanto, concordo em parte com o artigo, mas também com o Caeco e o Esporte. Para mim, a acupuntura e a adequação da raquete (passei a usar uma mais pesada, de cabeça MidPlus, com empunhadura maior, com cordas mais finas, mais macias e com menor tensão) deram um fim ao meu problema.
E claro, a técnica foi melhorando também, o que, junto com o fortalecimento da musculatura do braço, mandaram o TE embora.
Atualmente, com uma raquete ainda MidPlus (Prestige), de rigidez média (63) e perfil relativamente fino (21), não tenho mais problemas, mesmo usando cordas mais duras, como a Luxilon Rough, embora híbrida com a Isospeed.
Muito legal este post.
E, quando eu crescer, quero saber tanto quando o Caeco, esse grande amante da Prince Poly Blend... (hehehe).
Sorry Caeco!
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Antigo 31-10-2009, 21:44   #9
caecorio
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Citação:
Postado originalmente por msagu Ver Mensagens
......

Por isso continuo afirmando que: Se não quer ter problemas no braço, é melhor usar raquete pesada, flexível e cordas macias ou cordas mais duras com baixas tensões.

òtimo post! Abraço.

Concordo 100%.

Veja um post antigo:

http://www.tenisnews.com.br/forum/sh...930#post104930[/QUOTE]

Pois é amigo, não tinha visto seu post (muito legal)...Se eu tivesse visto, teria copiado e colado aqui, mas além de ler eu procuro analisar as coisas com a minha experiência profissional, meus conhecimentos acadêmicos, empirismo, etc.

Eu leio os artigos da Tenis Brasil, onde tudo é aproveitável, mas tb analiso com meu conhecimento e nem sempre concordo com o que está escrito...Também já li coisas que me fizeram reavaliar minhas impressões, que estavam erradas. Neste caso, eu não tenho dúvidas, não que o Ludgero esteja errado, mas ele, com relação à rigidez, não abordou o assunto de forma profunda.

Na TW tem muita informação...Também já li muita coisa interessante em outros sites, como o Racquet research, que infelizmente não é mais atualizado.

Nós temos que ter humildade para admitir erros, mas eu não dou a mínima se o cara que está escrevendo é o bam, bam, bam ou tem formação naquela área, mestrado, pós graduação, etc...Já vi muita 'merda' sendo dita por gente capacitada. Tive uma experiência extremamente desagradável, que nada tem a ver com tênis, a 13 anos atrás e, graças a minha 'mania' de analisar tudo que é dito para mim, tenho um filho de 13 anos, inteligente, saudável, extremamente habilidoso...Se eu não tivesse contestado o 'proffisional' que tratava do meu filho, hoje ele estaria em uma cadeira de rodas, cego, surdo e mudo...Como afirmava um 'grande neurologista' chefe de um grande hospital aqui do Rio onde meu filho nasceu.

Como eu já disse em outra oportunidade. Não é o caso do Ludgero, mas temos que ter cuidado com as informações que recebemos, principalmente a galera mais nova no tênis...Você vai em uma loja, e o cara vem com um monte de informações, que nem sempre são de qualidade, seja sobre raquetes, cordas, tensões, etc....Tem gente que fala que tensões diferentes nas verticais e nas horizontais não tem qualquer diferença...E tem colegas que acreditam nisso...Eu prefiro discutir aqui, pois foi o lugar onde mais aprendi sobre equipamentos, parte física, etc....

Mais uma vez, parabéns ao Marcelo pelo Post!

Abraço.
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Caecorio®

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Antigo 31-10-2009, 21:48   #10
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E, quando eu crescer, quero saber tanto quando o Caeco, esse grande amante da Prince Poly Blend... (hehehe).
Sorry Caeco![/QUOTE]

Esporte, aquela lista que coloquei no outro post....Quando abrir vaga, tem outro candidado além do 'Ronin'...O sósia do baghdatis Caraca!!!

saudações!
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Caecorio®

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