Voltar   Forum Tenis News > Materiais e Físico > Técnica e Condicionamento Físico

Antigo 06-09-2017, 10:19   #1
Prestes
Membros

Data de Entrada: Apr 2015
Padrão Qual o antídoto para esta estratégia?

Fala moçada,

Ontem joguei contra um adversário bem mais experiente que eu. Ele adotou uma estratégia interessante e ganhou o jogo com isso. Ele sempre jogava a bola onde eu não estava. Não era uma bola totalmente sem peso, mas também não era uma bola pra winner. Ele angulava bem, eu corria, chegava, mas mesmo tentando tirar do meio da quadra, na corrida, eu devolvia no meio, aí ele batia do outro lado, eu corria de novo, chegava e devolvia no meio e assim foi. Cansei pra burro e não consegui ganhar. Qual seria o antídoto pra bater um adversário assim?
Antigo 06-09-2017, 10:43   #2
TiagoBT
Membros

Data de Entrada: Jun 2014
Padrão

Primeiro, ele fez o correto, não deixou você bater com a base firme, quando a gente tem que se movimentar, sempre tem mais dificuldades.

O que você tem que entender, é que quando vamos bater na bola de tênis, o nosso angulo de ação é um V, quem está batendo na bola, tem esse angulo para atacar, quem está se defendendo deve sempre estar próximo ao meio desse V (invertido) para ter sempre a maior chance possível de chegar bem na bola.

Sobre como enfrentar? Tem duas situações, quando você saca, ou quando você recebe o saque.

Quando você está sacando, você escolhe a bola que o teu adversário vai devolver. Simples assim, então, se o teu adversário é inteligente, e você está sacando um saque fácil, ele coloca a devolução onde ele quer, ou seja, faz você se mover. Se o teu adversário é realmente muito bom, mesmo em saques difíceis, angulados, ele te devolve uma bola profunda, angulada. Se você quiser fugir disso, você pode sacar no meio da quadra, perto do T, ai você tira o ângulo do teu adversário. Não esqueça de alternar com alguns saques angulados para não deixar a leitura do teu saque fácil.

Quando você está recebendo o saque. Existem duas táticas basicas...

1) Devolver o saque no meio da quadra, eliminando erros e diminuindo os angulos do adversário.

2) Quando o teu adversário te colocar para correr, no forehand, devolve uma bola alta, com bastante top spin no meio da quadra, essa bola é lenta, assim você tem tempo de se posicionar bem (no centro do V) para a próxima bola, e ainda dificulda o ataque do teu adversário. No backhand, você tem duas opções. Bater uma bola alta com spin no meio (igual a do forehand), mas essa é uma bola mais difícil, ou bater um slice cruzado bem defensivo, sem a intenção de atacar, somente de ganhar tempo. Ai se prepara: Teu adversário pode colocar outra cruzada, e você vai ter que fugir do backhand e atacar com o forehand, ou ele vai te dar uma paralela, mas nessa bola, ele está com a cruzada toda desprotegida, e você corre e bate a cruzada, mas não precisa ser um winner, precisa fazer apenas ele se mover bastante, ai agora o jogo mudou de lado, e você está fazendo ele se mover. Tens que dominar o ponto a partir deste momento.

Desculpe o texto enorme, e não sei se eu fui claro, se tiver alguma dúvida, ou se não entendeu algo, por favor, pergunte.

Minhas Recomendações

Blog tenislab.com, o local onde você encontra dicas sobre raquetes, cordas, acessórios e outros elementos do mundo do tenista.
TiagoBT está offline   Responder com Quote
Antigo 06-09-2017, 11:37   #3
Prestes
Membros

Data de Entrada: Apr 2015
Padrão

Não ficou enorme não, ficou ótimo. Ótimas dicas, vou colocar isso em prática. Muito obrigado pela resposta!

« Tópico Anterior | Próximo Tópico »

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões