Voltar   Forum Tenis News > Materiais e Físico > Técnica e Condicionamento Físico

Antigo 09-10-2013, 5:10   #11
ailtondefreitas
Membros

Data de Entrada: Sep 2012
Padrão

Comigo isso não acontece. Mas sobre o que o jcarbone disse, eu recomendaria o contrário: que você entrasse no campeonato em uma categoria superior a sua, e não inferior.
Eu passei por uns bloqueios psicológicos jogando na minha categoria e só quando jogava por uma categoria acima, via que era tudo psicológico, pois as coisas não se repetiam quando eu jogava sem pressão pela vitória. É mais ou menos, acho eu, o que acontece com Bellucci: quando vc se cobra pela vitória, não tem o mesmo rendimento de quando joga sem responsabilidade de ganhar. Como eu não tinha responsabilidade de ganhar em uma categoria acima, jogava muito mesmo. Não ganhava, é verdade, mas dificultava muito o jogo para o adversário.

Mas, pela sua descrição, acredito que no fundo tem a ver mesmo com a respiração inadequada, por causa da pressão do jogo.

2x Head Instinct Graphene XT MP
Gamma X-2

Cordas ** Acessórios ** Recomendações
ailtondefreitas está offline   Responder com Quote
Antigo 14-10-2013, 14:15   #12
jotabesouza
Membros

Data de Entrada: Nov 2009
Local: Paraná
Padrão

Estresse é algo que incomoda, e a maioria sente isto, eu mesmo sou um dos que sofre muito, é começar o jogo as bolas não entram, ataque e a bola sai, ataca novamente e a bola sai e continua saindo ou indo na rede, e de repente seu ataque entra o adversário defende bem, ataque novamente, o adversário defende e lhe complica ai vem uma bola fora, a confiança vai em borá e tudo vai dando errado, o adversário sente isto a aproveita-se da situação ganhando mais pontos, como tempo o cansaço domina pela falta de confiança e do resultado em si do jogo, quando percebe perdeu a partida.

O estresse do dia a dia, trabalho, relacionamentos, parece que não, mas são grandes propulsores dos resultados que dependendo da situação desgastam nossa capacidade física mais rapidamente que o normal, pelo menos eu percebo bem quando estou assim.

Mas penso que mesmo o estresse pode também ser contra-atacado com um bom preparo físico, o que é primordial neste esporte ou qualquer outro. Outro fator que melhora a questão do torneio(medo, angustia) é freqüência, o corpo e a mente precisam de praticar, ou seja participar o mais possível de torneios aumentará a confiança e o rendimento.

Não é preciso dizer existem algumas técnicas ou situações já citadas por nossos colegas como respiração, que o próprio tenista descobre que o ajuda a sair destes momentos, dando chances de reação dentro da partida.

------------------------------------------------------
Veja Feedback do Jotabesouza Clique--> aqui
"A vida é 10% o que faz dela e 90% a maneira como a recebe!!
jotabesouza está offline   Responder com Quote
Antigo 14-12-2013, 11:20   #13
marcosvlage
Membros

Data de Entrada: Mar 2010
Padrão

Para mim não dá mais para jogar sem fazer um reforço muscular e uma atividade aeróbica.
Tenho 40, joguei com um rapaz de 24, ganhei o 1º set e depois morri, lutei com todas as forças, acabei perdendo o tie break do 2º e o super do 3º.
Comecei a perder o tesão em jogar torneios sem condicionamento físico.
Meta de 2014 = ACADEMIA

Wilson Baiardo.

02 volkl organix 8 à venda.
marcosvlage está offline   Responder com Quote
Antigo 29-12-2013, 14:12   #14
JBURBANEJA
Membros

Data de Entrada: Aug 2010
Local: Londrina-PR
Padrão

Citação:
Postado originalmente por marcosvlage Ver Mensagens
Para mim não dá mais para jogar sem fazer um reforço muscular e uma atividade aeróbica.
Tenho 40, joguei com um rapaz de 24, ganhei o 1º set e depois morri, lutei com todas as forças, acabei perdendo o tie break do 2º e o super do 3º.
Comecei a perder o tesão em jogar torneios sem condicionamento físico.
Meta de 2014 = ACADEMIA
Ainda estou longe dos 40 mas sempre joguei acima do peso (bem acima!), mas nunca sentia dificuldades....contudo em torneios quando o ritmo é mais forte e a molecada não cansa nunca, além de bater um monte, comecei a reparar o tanto que perdia por causa do físico....comecei academia, pois não faço aula de tênis, o que têm me ajudado muito....

Ah, e justamente por não gostar de academia, faço somente 3x por semana e é mais do que suficiente!

Quanto ao cansaço/esgotamento do tópico acho também que pode ser estresse/nervosismo....comigo acontece em algumas vezes, em alguns jogos de torneio que eu coloco a pressão em mim....é um cansaço totalmente diferente, que em um set parece ser maior do que em 5 jogos no clube....

Estou tentando controlar a respiração e relaxar o mais rápido possível!Já melhorou no último torneio!
Antigo 09-07-2014, 2:52   #15
deltonjunior
Membros

Data de Entrada: Jan 2010
Local: Cuiabá, MT
Enviar mensagem via MSN para deltonjunior Enviar mensagem via Skype para deltonjunior
Padrão

Eu cansava demais, mas era falta de energia mesmo. Estou utilizando maltodextrina durante treinos e jogos, melhorou demais.
Antigo 09-07-2014, 10:25   #16
Jaspion_gyn
Membros

Data de Entrada: Sep 2009
Local: Brasilia
Padrão Procure um médico

Essas alterações realmente podem ser decorrentes do stress de uma partida mais séria...porém, só podemos afirmar isso após todos os exames cardiológicos e inclusive os laboratoriais realizados...muitas vezes pode ser apenas por baixa aptidão cardiorrespiratória, o que corrigiria com exercícios de força e aeróbicos acompanhados e fazendo corretamente, eu melhorei muito meu jogo, chego com sobra nas bolas após acompanhamento de um cardiologista e de um treinamento para corridas junto com assessoria esportiva, daí fui entender o valor de acompanhar os batimentos cardíacos e usar eles ao teu favor. Se fizer direito, não vai ser a idade que vai te atrapalhar, no clube onde jogo tem um senhor de 50 anos que dá banho na molecada e foi ele quem me deu essas dicas...abraço.

Última edição por Jaspion_gyn : 09-07-2014 às 10:28
Jaspion_gyn está offline   Responder com Quote
Antigo 13-11-2014, 16:33   #17
Matrix
Membros

Data de Entrada: May 2009
Enviar mensagem via MSN para Matrix
Padrão

Para min, em torneios é a respiração em pontos mais longos termino morto....já nos treinos sem a pressão respiro normalmente.
Obs. tenho 50 anos e jogo desde os 12
Matrix está offline   Responder com Quote
Antigo 29-01-2015, 16:21   #18
fabio7
Membros

Data de Entrada: May 2012
BRA Aproveitando o tema...

O meu caso é condicionamento mesmo (sou acima do peso).

Toda semana jogo (o que faz não ser pior), mas sempre nos jogos de torneios (que são os jogos que pega mesmo, e cansa) canso de uma tal maneira que compromete e muito o resultado da partida.

Jogo no intermediário B, e devido a cansar rápido procuro agilizar nos pontos, abusando até de saques volleys, simplesmente porque não conseguiria jogar uma partida de 3 sets (mesmo o ultimo sendo Super Tie break) com alguém que devolve tudo e me mexendo de um lado ou outro.

Chego mal nos golpes, erro, falta perna....

Existe alguma dica especial para lidar com isso durante o jogo? Porque é muito difícil tentar arriscar a todo momento para encurtar o ponto, sendo que quanto mais cansado, mais fácil eu errar os ataques.

Eu sei que tentar aproveitar mais o tempo entre os pontos é válido....

Grato desde já...
fabio7 está offline   Responder com Quote
Antigo 29-01-2015, 16:23   #19
fabio7
Membros

Data de Entrada: May 2012
BRA Curioso sobre o que disse o WIKI...

"Precisa encontrar um compromisso entre as duas coisas, movimentaçào e condiçào fisica."

Qual seria a dica para isso, buscar o que exatamente neste compromisso?

Abraços á todos e grato pela atenção...

: p
fabio7 está offline   Responder com Quote
Antigo 29-01-2015, 16:55   #20
beto981
Membros

Data de Entrada: Feb 2014
Local: São Paulo/SP
Padrão

Fabio,

Minha opinião de leigo: acho que você não tem outra opção a não ser aprimorar a sua parte física.

Você tenta arriscar mais para tentar encurtar os pontos, mas nessa de arriscar você tem mais chance de ter erros não forçados e comprometer o seu jogo da mesma forma do que se estivesse cansado.

Com um condicionamento um pouco melhor, você não vai precisar arriscar tanto, além disso, o fato de chegar bem posicionado na bola já vai te permitir atacar com mais segurança.

Abraço
beto981 está offline   Responder com Quote
Responder

« Tópico Anterior | Próximo Tópico »

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões