Voltar   Forum Tenis News > Materiais e Físico > Técnica e Condicionamento Físico

Antigo 17-07-2012, 12:17   #21
diogobruno
Membros

Data de Entrada: May 2011
Local: Belo Horizonte - MG
Enviar mensagem via MSN para diogobruno Enviar mensagem via Skype para diogobruno
Padrão

Citação:
Postado originalmente por zeh Ver Mensagens
Completando,

Eu particularmente tenho até dificuldade de fazer um aquecimento trocando bolas leves. Devolver a bola justamente na mão. Isso pq a técnica ainda não é boa. Acaba sendo mais fácil para mim trocar bolas pesadas do que fazer esse tipo de aquecimento devolvendo exatamente onde quero na profundidade que quero. Falta regularidade e no meu caso acho que tem relação com esse problema dos baloeiros.
Eu até que não tenho esse problema. Troco bola na mão numa boa. Geralmente quando vou jogar com os caras que tem técnica melhor, nós aquecemos 5 minutos com no máximo umas 8 bolinhas.

Quando vou aquecer com os outros, a bola nunca vem na mão. Só balão fundo e no canto, te obrigando a correr até mesmo no aquecimento se quiser bater na bola. Precisa de umas 20 bolinhas e ainda sim começa o jogo com o golpe frio.

Acho que é melhor aquecer no quadrinho que no fundo, nesses casos.
Antigo 17-07-2012, 13:14   #22
vmelo
Membros

Data de Entrada: Apr 2011
Local: São Paulo
Padrão

Citação:
Postado originalmente por diogobruno Ver Mensagens
Quando vou aquecer com os outros, a bola nunca vem na mão. Só balão fundo e no canto, te obrigando a correr até mesmo no aquecimento se quiser bater na bola. Precisa de umas 20 bolinhas e ainda sim começa o jogo com o golpe frio.
Olá.
Aproveite o aquecimento para treinar. Sua técnica estará ótima a partir do momento que você controlar todas as bolas desgovernadas do adversário. Mande perfeito na mão dele. Alguns jogadores quando treinam conosco acham que estão com a técnica boa pelo fato de ter bastante troca de bola, mas não vêem que nós estamos corrigindo as bolas tortas deles. Faz parte do treino.

Exceto em torneios que mandamos tudo errado para não aquecer o adversário
"A dificuldade é apenas temporária, pode durar uma semana, um dia, um ano, mas por fim ela diminui e desaparece. Porém, se você desistir ela vai durar para sempre, porque o ato de entregar os pontos, por menor que seja, permanecerá sempre com você." (Lance Armstrong - texto adaptado)
vmelo está offline   Responder com Quote
Antigo 17-07-2012, 14:56   #23
Pearl_Jam
Membros

Data de Entrada: Sep 2009
Padrão

Talvez seu jogo ainda não esteja tão desenvolvido.... pense em um profissional jogando, a hora que vem aquele balão de devolução, é winner sem dó... talvez vc possa fazer um treino especifico para acelerar bolas altas.... não tem baloeiro que consiga devolver duas "porradas" seguidas... exemplo, vem um balão vc acelera na esquerda do cara, ja vai vir um balão bem mais curto, ai amigão é "só" acelerar na direita.... Logico que se isso fosse tão facil todos faríamos... mas ai é questão de treino.....
Antigo 17-07-2012, 16:13   #24
davigsantos
Membros

Data de Entrada: Jun 2009
Local: Rio de Janeiro
Padrão

Diogo,

Este problema é real. Acontece com todos nós, se nos deixarmos relaxar durante a partida.

Qdo eu estou com um bom ritmo de jogo, treino, musculação, consigo impor meu estilo com esse tipo de adversário. Faço ele pensar que estou entrando na dele, troco uns 3, 4 ou 5 balões, a hora que vem um balaozinho um pouco mais curto, pego a bola subindo, acelerando no BH dele, e subo a rede.

Qdo vc faz isso umas 2 ou 3 vezes, e mata o ponto, ja começa a colocar uma pulga atras da orelha dele. Ele ja começa a querer inventar, te dar uma passada mais dificil, pois qdo vc recebe um approach pesado no BH e tenta dar um lob, o risco do lob ficar curto e tomar um smash é muito maior, e com isso vc tira ele da zona de conforto.

Sugiro vc treine mais o golpe de approach, que não é aquela bola pra matar o ponto, e nem é aquela batida com toda a sua força. É só aquele golpe seguro, firme, e fundo, com a intenção de fazer o adversário chegar atrasado. Tendo um bom approach, voleio e smash ficam muito mais fáceis. Eu nem sou um bom voleador, pra vc ter uma ideia.

Espero ter ajudado.

Abçs,
SW FH, 2HBH
davigsantos está offline   Responder com Quote
Antigo 17-07-2012, 16:19   #25
davigsantos
Membros

Data de Entrada: Jun 2009
Local: Rio de Janeiro
Padrão

Outra coisa, durante a troca de baloes com ele, procure variar os efeitos tambem.

Ao invés de focar em sempre enfiar topspin, varie com baloes chapados e com slice. Vai ser mais uma coisa pra ele se preocupar na hora de se posicionar pra devolver um balao fundo.
SW FH, 2HBH
davigsantos está offline   Responder com Quote
Antigo 18-07-2012, 11:16   #26
wik
Membros

Data de Entrada: Jul 2010
Padrão

Citação:
Postado originalmente por wik Ver Mensagens
Bom Diogo
falo claro, vc nào sabie jogar tennis. Nào se ofenda para estas meas favalvras, mas intenda isso como uma analisi do tennis em geral.
Vc entra na quadra dizendo, eu ganho com isso, ganho com outro, ganho com o meu mestre, mas.............perdo da um iniciante que vale nada.

Entra na quadra pensando : este è um jogador como eu, e eu devo ganhar com ele. O que devo fazer para ganhar ? Esta filosofia è totalmente diferente !!!!!!!!!!!!

Se Vc joga um bom tennis, sabie fazer entrar o seu forehand com qualquer jogador, e se perde è porquè o jogo dele nào deixou vc fazer o seu jogo. Nada mais. Deixa, ele è bom, ele nào è bom, ele tira balào, ele ......ecc. ecc.
Vc fala, oh aquele cara nào acerta uma !!!!!!!!!!!, mas perdo....., significa que vc nào è bom se perde, no tennis ganha sempre o melhor ! Ainda nào se ofenda neh ! Vamos a chegar a conclusào.
Porquè falo isso ? Porquè vc nào sabie jogar sem ritmo ! Precisa de ritmo para jogar bem ? sim ? e se eu adversario nào dou ritmo a vc que faz ? Perde ? Sim ? Significa que o meu jogo nào deixou fazer a vc o seu jogo, eu sou melhor de vc a tennis. Falha grande, no tennis nào precisa sou saber volear, saber fazer bem um forehand e um backhand, mas precisa de tào coisas que vc nem imagina.

Repito a filosofia

Entra na quadra pensando : este è um jogador como eu, e eu devo ganhar com ele. O que devo fazer para ganhar ?

e a conseguencia de isso è

o que devo fazer no meu trinamento para ganhar tamebn da este caras que normalmente perdo ?

Continua.............
Vamos na frente
O que è errado no seu post na verdade Diogo è sò a filosofia do tennis.

1
Acha simples bater uma bola fraca e alta ?
Nào, è mais complicado de uma bola bastante rapida e chapada. As razoes sào duas
Uma està aqui
http://tenisnews.com.br/forum/showthread.php?t=15392
Acha simples ter um bom timing com uma bola que pode acertar sò em um lugar e nào em varios ? Nào, nào è nada simples.
A outra è porquè è vc que deve imprimir toda a força na bola, nào pode usar a força da bola do adversario.
O que significa ?
Significa ter apoio certo no chao, saper pegar a força da o chao e trasmitir a bola. Acha simples ? Nào, isso è muito complicado. Me chega uma bola a 100Kmh, bom, para imprimir força a ela è suficiente reagir bem, 100 chega e 100 volta, mas se a bola chega a 20Kmh e o meu adeversario a aquela velocidade ganha com todo o mundo, devo imprimir 20+80 eu para criar a ele uma dificultade, e imprimir +80 e mais complicado de reagir a 100.
Se, e falo se, vc sabie imprimir com facilidade o +80, tudo bem, para vc è melhor que a bola chega a 20, mas se nào sabie, è melhor uma bola que chega a 100 !!
Nào sabie bater a +80 com regularidade ? Bom, esqueça de pensar que è bom de tennis porquè talvez ganha contra o seu mestre e volta ao treinamento.
Como ? botando o pè no chao, bem pisando bem e iniciando a aproveitar da força que da ele vem.

2
Segundo problema
O ritmo.
O que tem o seu adversario que lhe incomoda ? Falta total de ritmo.
Bola alta, bola baixa, bola fraca, bola forte, bola que nào sabie onde vai parar, golpe que vc nào consegue ler anticipatamente tào a tecnica è aproximativa, niuma logica tatica, efeitos imprevisiveis.
Todo isso è simplismente o resultado da sua imcompetencia, mas atençào, um iniciante è imcompetente, mas um jogador faz de proposito a quebra de ritmo se intende que a vc incomoda.
Sem estilo desenvolvido um iniciante usa uma tatica fondamental do tennis, a quebra de ritmo, uma tatica que tamben o profesionales usam neh !
Tamben em esta situaçào para melhorar se deve pensar a voltar ao trienamento para coredgir o problema. Como ? Dancando
Tennis è dançar, e se dança com os pès.

No prosimo post vamos ver o que fazer, como fazer para coredgir, mas deve pensar Diogo que è vc que tem problemas, nào pensar que è o seu adversario que è fraco.
O seu adversario conhece 2 coisas importantes do tennis,
a primeira è acertar a quadra, que significa regularidade, que è a regra mais importante to todas
a segunda è quebra de ritmo, que significa obrigar vc a dar pressào a bola sem ter uma bola egual a outra.

Continua....
wik está offline   Responder com Quote
Antigo 18-07-2012, 11:34   #27
diogobruno
Membros

Data de Entrada: May 2011
Local: Belo Horizonte - MG
Enviar mensagem via MSN para diogobruno Enviar mensagem via Skype para diogobruno
Padrão

Obrigado Wik. Estou lendo e relendo com muita atenção.

Tenho total consciência que o problema é comigo. Eu nunca entro em quadra contra um adversário desses achando que sou superior. Pelo contrário, eu entro sabendo que o jogo vai ser mais difícil do que com os outros, pois eu tenho essa dificuldade.

Não vou dizer que eu sou 100% regular em mandar uma bola +80, mas eu não tenho dificuldade em acelerar essa bola do fundo da quadra, desde que eu esteja bem posicionado, que é aí que entra o GRANDE PROBLEMA da minha vida.

Fazer a bola +80 mais curta, tenho sim um pouco de dificuldade, justamente pela movimentação, eu deixo ela cair demais. Demoro a perceber onde aquele bola vai ficar no ponto pra ser batida.

Em drills, onde já estou bem posicionado e a bola vai onde eu sei, acerto 90% dessas bolas, tanto curtas como de fundo de quadra.

O que me ajudou a bater essas bolas foi justamente aquele tópico onde vc fala de armazenar as energias no cotovelo. Depois que passei a usar isso, acelerar a bola fica muito mais natural, pois a velocidade do swing aumenta sem esforço, o corpo faz o chicote.

Fico no aguardo do seu próximo post. Muito obrigado.
Antigo 18-07-2012, 19:32   #28
jotabesouza
Membros

Data de Entrada: Nov 2009
Local: Paraná
Padrão

Haha, nós também aguardamos anciosos a próxima aula Wik. Parabéns diogobruno, seu tópico está recheado de informações para todos.

------------------------------------------------------
Veja Feedback do Jotabesouza Clique--> aqui
"A vida é 10% o que faz dela e 90% a maneira como a recebe!!
jotabesouza está offline   Responder com Quote
Antigo 18-07-2012, 20:10   #29
wik
Membros

Padrão

Enfrentamos agora a tecnica que precisa para coredgir o seu problema

Se vc consegue jogar bem contra um adversario de bom nivel tecnico significa que a sua tecnica da o quadril para cima è boa, o que falta è da o quadril para baixo.

Peso na bola fraca è
Posizionar os pès na maneira certa, se chama footwork do golpe, se encontra milhares de clip no youtube, pode procurar e controlar se o seu posicionamento è certo
Pisar bem no chao os pès e dobrar joelhos, mais a bola è fraca, mais se dobra joelhos, mais o apoio do pè no chao deve ser bem firme e profundo. Isso corisponde a caregar uma arma, pensa que mais pesada è a bola de chumbo da caregar, mais deve ter polvora preta, a bola mais chega fraca no tennis mais polvora vc deve usar. E a polvora è joelhos e apoio, nào braço ! Da alì vem a verdadera força.
Timing, se procura treinando, nào tem como, treinar, treinar, e ainda treinar bola fraca, alta e baixa.

O drill mais importante è isso

e mais ainda isso, mas quem està na cesta deve variar muito altura, distancia, direçào da bola para surprender sempre o jogador

de pois vamosa para isso

para de pois fazer a cesta da o fundo da quadra com este drill, mas sempre com bola fraca e tamben com bolào

Ritmo, segundo problema
Variazoes, nào dar ao adversario uma bola egual a outra, sempre com efeito diferente, sempre de altura diferente, uma chapada, uma com topsin, uma pesada e uma fraca, ecc. ecc.
Esta è uma arma tatica importantisima no tennis, e è uma arma que vc sofre muito.
Bom vamos ver como se pode limitar o dano, defenderse da falta de ritmo do nosso adversario.
Vc acha que è sò a bola que faz o ritmo ? Nào, esqueçe ! Nào pensa na bola e inicia a dançar com os pès. Inicia a dar ritmo vc a vc mesmo, assim da dar vc o ritmo que està faltando na bola do adversario. Como ?
Olha os pès de este pessoal aqui, nào olha o jogo, nào olha a pessoa, se concentra sò nospès deles

Nunca param, os pès sào totalmente independentes da velocidade da bola, dao ritmo do adversario, dancam, pulam, se chama footwork, sào eles que mandam o ritmo de vc, nào a bola do adversario, esqueça a bola e inicia a pular. Inicia a pensar que è vc que deve sempre dar o ritmo, e os pès sào os instrumentos, o seu violào. Vai ver que as coisas melhoram.

continua............

Última edição por wik : 18-07-2012 às 20:14
Antigo 19-07-2012, 10:03   #30
wik
Membros

Padrão

Agora sim se pode pensar a tatica.

1
Batibola com bola pesada e complexa. O que è ? E' uma mistura de efeito que normalmente è topspin, mas nào sò, e velocidade.
Serve a incomodar o adversario para nào deixar ele criar o seu jogo e/o criar uma dificultade minima para preparar um verdadero ataque.
Olha, escrivei incomodar !, nào agredir neh !
O que significa ? Significa que arriscar nào serve a nada, sò a perder.
Esta mistura è variavel cada jogador, vamos dao Soderling que bate chapado e muito forte, atè ao Nadal que bate com um topspin exagerado. Mas olha bem, o Soderling que ao nosso olho na televisào bate chapado, usa mais topspin que o 99% dos amadores.
Uma bola muito chapada serve a pouco se nào è muito e muito rapida, nào incomoda no batibola, serve nas maiorias dos casos para fechar os pontos.
Nào è sò isso, uma bola com topspin è mais segura porquè è maior a altura que passa em cima da rede. Esta altura se chama clearance.
O topspin cria varias dificultade, a velocidade da bola morre na raquete adversaria, deve ser controlada e nào è facil, a maior o menor quantidade cria uma bola sempre diferente, a bola entra na quadra com mais facilidade, a alta clearance rende a nossa bola bem mais segura.
Falo do conceito de bola complexa porquè è ligado a um outro conceito que interessa mais este topico :
" O jogo do nosso adversario è importante na medida que o nosso jogo deixa ele fazer o seu. "
O que significa ? Significa que se o seu adversario continua a dar bolào perto da linha do fundo, a nossa bola nào lo incomoda nada jà que ele nào se chama Federer.
Quero ver se inicio a dar a ele varias bolas com topspin carregadas de topspin variaves e bastante profundas, para bastante profundas significa per lo meno 1 metro de pois da area do saque, se consegue acertar todos os lob ! Seguro que acerta 1 o 2, pode ser atè 3 mas de pois nào eh ! Nào è um genio do tennis !!!
E para fazer isso precisa da nossa bola complexa, que pode ser tamben chapada sim, mas para aqueles poucos que consegue bater assim, com regularidade e potencia sempre, nào sò algumas vezes.

2
Sem arriscar par nada.
O que significa ? Significa que se o nosso adversario nào è um genio do tennis e achamos que tecnicamente nào vale nos, porquè devo arriscar ? Porquè devo criar-me uma dificultate arriscando ? Porquè nào tenho pacienca ! Porquè nào tenho rispeito do adversario que acho pior de mim, porquè me acho o Federer !
Nào, assim se perde contra os rebatidores que na umildade faz a tatica certa, acertam a quadra !!!
Como nào se arrisca ?
A Bola complexa e alta clearance
B Uso da diagonal com poucas variazoes de direçào atè que nào se consegue um lugar bastante aberto da quadra onde poder atacar.
C Nào ter preça. Se o nosso adversario joga a um nivel 10, nào acreditar que jogando a um nivel arriscado 10+10 serve para ganhar, è suficiente 10+1, para ganhar +1 cada bola, de pois de 4 bolas temos +4, seguro que o nosso adversario està na dificultade, o suficiente para criar uma situaçào segura para atacar e fechar o ponto agora o no ponto de pois. Simples !!!! Jogamos com semplicidade sem inventar coisas que sò acrescem os nossos numeros de erros nào forçado.

Diagonal, jà falei muito de isso, mas vamos a lembrar.
O tennis è diagonal, bola cruzada, nào paralela. Esta è a base tatica numero 1, a lei que manda em tudo, da o amador atè o profesional.
Porquè ? porquè a rede è mais baixa, porquè a quadra è mais longa, porquè a nossa cruzada manda sempre o adversario 1 o 2 passos mais longe da o centro.
A paralela se joga sò se temos um espacio suficiente aberto, para quebrar o ritmo, se somos na dificultade na troca de bola cruzada. Mas a bola basica è a cruzada !

Bom, vamos a concluir
O que fazer agora taticamente contra o nosso rebatidor de bola que nunca bate uma ganhadora e corre como um danado pegando tudo, contra a um jogador que tira bolào, contra a um jogador com tecnica mais o meno mas acerta sempre a quadra.
Se joga diagonal, diagonal, diagonal, jogando com regularidade e profundidade sem arriscar, mas sempre cada bola +1 de ele, com uma bola complexa, bloqueando ele no angulo atè que na dificultade, ne volta uma bola facil da atacar em uma quadra jà aberta.
Està a nos agora atacar com a certeza de ganhar jà em aquela bola, o criar uma dificultade ainda maior para fechar na bola sucessiva. Usando que ? As nossas armas melhores, que pode ser ir na rede, que pode ser a ganhadora de backhand o forehand, o smash, mas agora com segurança. Mais facil è a nossa ganhadora, mais o ponto è bem costruido ante, mais temos probabilidade de sucesso.

Fim.

Última edição por wik : 19-07-2012 às 10:16
Responder

« Tópico Anterior | Próximo Tópico »

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões