Voltar   Forum Tenis News > Materiais e Físico > Técnica e Condicionamento Físico

Antigo 16-07-2012, 17:49   #11
diogobruno
Membros

Data de Entrada: May 2011
Local: Belo Horizonte - MG
Enviar mensagem via MSN para diogobruno Enviar mensagem via Skype para diogobruno
Padrão

Só mais uma coisa. O problema nem sempre é o balão, a bola pode até ser na altura boa, mas é leve. É aquela questão da bola não vim de encontro a vc, mas vc ir de encontro a ela. Como a gente gosta de um jogo mais rápido, as vezes ficamos ali 1, 2 metros atrás da linha de base, e como a bola dos caras nem sempre tem profundidade, a gente acaba pegando ela caindo demais. Não pode ter medo de jogar dentro da quadra, com uma movimentação correta, como a bola é lenta, dá tempo de recuar se for necessário.

Estava vendo uns vídeos meus, e em bolas aceleradas, eu pego praticamente todas na subida, ou quando começa a descer, pois elas quicam e vem em sua direção. Nas bolas lentas, a maioria eu estava deixando cair demais, pois não estava entrando na quadra pra bater elas.
Antigo 17-07-2012, 7:09   #12
wik
Membros

Data de Entrada: Jul 2010
Padrão

Bom Diogo
falo claro, vc nào sabie jogar tennis. Nào se ofenda para estas meas favalvras, mas intenda isso como uma analisi do tennis em geral.
Vc entra na quadra dizendo, eu ganho com isso, ganho com outro, ganho com o meu mestre, mas.............perdo da um iniciante que vale nada.

Entra na quadra pensando : este è um jogador como eu, e eu devo ganhar com ele. O que devo fazer para ganhar ? Esta filosofia è totalmente diferente !!!!!!!!!!!!

Se Vc joga um bom tennis, sabie fazer entrar o seu forehand com qualquer jogador, e se perde è porquè o jogo dele nào deixou vc fazer o seu jogo. Nada mais. Deixa, ele è bom, ele nào è bom, ele tira balào, ele ......ecc. ecc.
Vc fala, oh aquele cara nào acerta uma !!!!!!!!!!!, mas perdo....., significa que vc nào è bom se perde, no tennis ganha sempre o melhor ! Ainda nào se ofenda neh ! Vamos a chegar a conclusào.
Porquè falo isso ? Porquè vc nào sabie jogar sem ritmo ! Precisa de ritmo para jogar bem ? sim ? e se eu adversario nào dou ritmo a vc que faz ? Perde ? Sim ? Significa que o meu jogo nào deixou fazer a vc o seu jogo, eu sou melhor de vc a tennis. Falha grande, no tennis nào precisa sou saber volear, saber fazer bem um forehand e um backhand, mas precisa de tào coisas que vc nem imagina.

Repito a filosofia

Entra na quadra pensando : este è um jogador como eu, e eu devo ganhar com ele. O que devo fazer para ganhar ?

e a conseguencia de isso è

o que devo fazer no meu trinamento para ganhar tamebn da este caras que normalmente perdo ?

Continua.............
wik está offline   Responder com Quote
Antigo 17-07-2012, 8:35   #13
diogobruno
Membros

Enviar mensagem via MSN para diogobruno Enviar mensagem via Skype para diogobruno
Padrão

Olá Wik, obrigado pelas dicas, mas é bem por aí mesmo. Ontem mesmo eu estava conversando com uns amigos e disse.

"Não adianta vc ter um golpe mais definido que seu adversário se vc não chega bem posicionado pra executa-lo."

De nada adianta ter uma técnica melhor, mas seu adversário joga de um jeito que vc não consegue executar sua técnica, então o jeito é aprender a impor seu jogo, seja contra baloeiro, professor, treinador, marreteiro, voleador, etc.

Ontem eu estava vendo que eu sei bater bolas altas, bolas sem peso, sei bater até com certa facilidade. Só que, no drill, eu já estou ali na posição correta pra bater a bola, ou então pelo menos eu sei onde a bola vai. Uns passos aqui, outro ali, e pronto, só executar o golpe. No jogo, 90% das bolas eu chego quebrado pra executar o golpe, justamente pelo fato de não entrar no ritmo de jogo lento. O jogo é mais lento, mas as pernas não podem ser lentas, e é isso que vou começar a treinar.

Confesso que muitas vezes eu vou quase andando pra pegar determinadas bolas, pelo fato de achar que a bola está sob controle, de tão lenta. Aí começo a bater atrasado, a bola fica curta, ou então vai outro balão, vai outra bola sem peso pro lado de lá.

Passei a reparar, tem horas que eu vou tão lento pra bola mais curta, que tenho que trocar pra continental pra pegar a bola, de tanto que ela desce. Mas isso só acontece jogando com esses jogadores.

No mais, vou treinar bastante isso agora.
Antigo 17-07-2012, 10:48   #14
thecrow
Membros

Data de Entrada: Nov 2009
Padrão

Também sofro deste problema....e acredito que apesar de fazer aulas toda semana,
me falta experiência em jogo.
Quando começo a jogar, vou bem e sou agressivo. Porém, se começam a bater mole
parece que a raquete vai ficando pesada devido a tentar acelerar as bolas....
Fico mais cansado assim do que batendo contra bolas mais pesadas e com topspin.
thecrow está offline   Responder com Quote
Antigo 17-07-2012, 11:06   #15
vmelo
Membros

Data de Entrada: Apr 2011
Local: São Paulo
Padrão

Olá.
Geralmente esses baloeiros são jogadores de "jogo". Entenda isso. Não são jogadores de treino. A meta é ganhar. Nós, que prezamos o treino, temos o objetivo a médio prazo de evoluir tecnicamente e, por conta disso, temos um certo "orgulho" em achar que somos melhores que eles. Isso é errado. Bem citado pelo wik, temos que entrar em quadra e tentar colocar pelo menos 5% de nosso treino em prática. Nosso foco tem que ser esse.
"A dificuldade é apenas temporária, pode durar uma semana, um dia, um ano, mas por fim ela diminui e desaparece. Porém, se você desistir ela vai durar para sempre, porque o ato de entregar os pontos, por menor que seja, permanecerá sempre com você." (Lance Armstrong - texto adaptado)
vmelo está offline   Responder com Quote
Antigo 17-07-2012, 11:19   #16
vmelo
Membros

Local: São Paulo
Padrão

Citação:
Postado originalmente por thecrow Ver Mensagens
Quando começo a jogar, vou bem e sou agressivo. Porém, se começam a bater mole
parece que a raquete vai ficando pesada devido a tentar acelerar as bolas....
Fico mais cansado assim do que batendo contra bolas mais pesadas e com topspin.
Olá.
Cansaço mental. Durante o jogo temos que trabalhar o lado consciente, que é estudar o adversário e encontrar falhas e o lado inconsciente/automático, que é o treino, fazer o golpe sem pensar pois já está gravado no chip rs.

Você está usando o lado consciente para golpear, isso confunde totalmente a sua cabeça e gera o tal cansaço.
"A dificuldade é apenas temporária, pode durar uma semana, um dia, um ano, mas por fim ela diminui e desaparece. Porém, se você desistir ela vai durar para sempre, porque o ato de entregar os pontos, por menor que seja, permanecerá sempre com você." (Lance Armstrong - texto adaptado)

Última edição por vmelo : 17-07-2012 às 11:24
vmelo está offline   Responder com Quote
Antigo 17-07-2012, 11:41   #17
jotabesouza
Membros

Data de Entrada: Nov 2009
Local: Paraná
Padrão

Lendo o que escreveram vem tudo de encontro as nossas experiências. O Wik tocou no ponto, muitas vezes encontramos todo o tipo de adversário, defensores, sliceiros(apelido) onde jogo eles chamam as vezes "facão", bola morta e bola rápida, a media altura a a altura no ombro ou acima, como jogo no saibro tudo isto ainda tem os efeitos da bola na quadra.

Lembro bem e isto sempre repito para mim várias vezes as três fazes ensinadas pelo Wik:
1 - Regularidade
2 - Profundidade
3 - Velocidade/Potência
Não tem como pular a faze, e ainda por cima tem que se adequar aos diversos estilos de tenistas.
Pegando o depoimento colega thecrow precisamos adequar nosso equipamento as diversos estilos que jogamos, o que melhor é o equilíbrio que te leve a uma performance, isto ajuda, mas é a técnica, o tempo de quadra, a estratégia, as experiências, etc é que determinam o maior percentual.

Existem tenistas muito estratégicos, que mesmo não tendo uma técnica apurada tem experiência e tempo de quadra, bater na bola para eles é fácil, eles conseguem perceber seu estilo rápido, suas virtudes e seus defeitos, ai tentam ao máximo lhe descontrolar mentalmente, depois o jogo fica fácil de vencer. Temos que tomar muito cuidado com isto e perceber rápido. Muitas vezes estamos com o set a favor e de repente o adversário percebe isto e muda a estratégia, do nada vem o primeiro erro, o segundo, e enfim os pontos vão indo embora e perdemos.

É superimportante fazer aula, mas também precisamos jogar para ter estas experiências diversas dos estilos.
Segundo um tenista que encontrei uma vez em um torneio ele me disse: Se faz aula tem um nível, se faz aula e joga tem outro nível, se faz aula, joga e disputa muitos torneios tem-se um nível ainda maior. É uma informação interessante, é lógico dentro da possibilidade e realidade de cada um.

------------------------------------------------------
Veja Feedback do Jotabesouza Clique--> aqui
"A vida é 10% o que faz dela e 90% a maneira como a recebe!!
jotabesouza está offline   Responder com Quote
Antigo 17-07-2012, 12:01   #18
zeh
Membros

Padrão

Pra mim o que incomoda é que esse tipo de jogador acaba no final das contas revelando NOSSA deficiência.

Se jogamos bem, temos boa técnica, deveríamos ser capazes de "punir" jogadores com esse tipo de jogo matando o ponto facilmente. Se falta confiança, erramos bolas que no final das contas deveriam ser fáceis, é pq não temos um nível de jogo tão bom assim. Ai vem a falta de confiança, o braço encurta, raquete fica pesada.

Eu pelo menos estou nessa situação. É mais fácil perder de alguém que jogue muito bem e bata muito bem do que jogar com alguém que passe a bola quando não temos tão boa técnica.

Mas faz parte da evolução. Negócio é treinar, tentar melhorar a técnica pra jogar tanto com quem jogue bem, quanto com quem apenas passe a bola.
Antigo 17-07-2012, 12:05   #19
zeh
Membros

Padrão

Completando,

Eu particularmente tenho até dificuldade de fazer um aquecimento trocando bolas leves. Devolver a bola justamente na mão. Isso pq a técnica ainda não é boa. Acaba sendo mais fácil para mim trocar bolas pesadas do que fazer esse tipo de aquecimento devolvendo exatamente onde quero na profundidade que quero. Falta regularidade e no meu caso acho que tem relação com esse problema dos baloeiros.
Antigo 17-07-2012, 12:10   #20
diogobruno
Membros

Padrão

Esse tópico está ficando cheio de informação, e pelo jeito, muita gente passa por isso mesmo.

Ontem fiz um teste com meu professor, e ele pediu pra que eu jogasse naturalmente, se pensar no que fazer. Só o que está no chip.

Ele jogou algumas bolas altas, sem peso, no drill, simulando um jogo. Eu ataquei todas, e foi só patada do fundo da quadra. Nível de acerto de mais de 90% dessas bolas. Não sei quantas seriam Winner, pois ele não estava devolvendo, mas a maioria não voltaria, nem que fosse com erro não forçado

Depois ele pediu pra eu sacar, aí é que minha ficha caiu mais ainda. Os 90% viraram 10%, porque em somente 10% eu estava no posicionamento correto pra atacar as bolas. A movimentação era lenta, as bolas vinham altas, e eu demorava a me mexer. Os 10% eram só as bolas que vinham na mão. Quando eu ia bater na bola, nunca estava em posição de atacar, só de passar a bolinha. Aí das duas uma. Ou vc tenta atacar e acaba errando, ou vc devolve a bola no mesmo nível que veio. Alta, lenta e sem peso.

Percebi que minha técnica é suficiente pra atacar essas bolas, mas a movimentação está estragando meu jogo.

« Tópico Anterior | Próximo Tópico »

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões