Voltar   Forum Tenis News > Materiais e Físico > Técnica e Condicionamento Físico

Antigo 15-07-2012, 10:01   #1
diogobruno
Membros

Data de Entrada: May 2011
Local: Belo Horizonte - MG
Enviar mensagem via MSN para diogobruno Enviar mensagem via Skype para diogobruno
Padrão Não consigo ganhar de baloeiros ou de quem "não sabe bater". O que fazer?

Olá galera, estou criando esse tópico pois além da minha enorme necessidade, acho que muita gente já passou ou passa por isso.

Jogo tênis a pouco mais de 1 ano, tenho uma técnica boa, procuro sempre fazer os movimentos corretos e estou sempre estudando tecnicamente como sempre executar o melhor movimento.

Porém, eu não me dou bem contra caras que "não sabem bater". Estou colocando entre "" pois não é nenhuma crítica, mas simplesmente uma dificuldade que eu tenho. Existem alguns caras no clube que não conseguem manter a bola na quadra nem pro aquecimento. As bolas sobem muito, vem bem altas, fundas, dificultando até mesmo vc aquecer o golpe. Resultado, as mesmas bolas do aquecimento vão pro jogo, e é aí que a coisa complica.

Contra adversário que sabem bater, eu jogo muito melhor. Já ganhei do meu professor, já ganhei de adversários melhores que eu (jogando bem). Não tenho problema algum em jogar com quem sabe jogar, mas parece doideira, mas quando eu jogo contra um cara que não sabe bater, e a bola sobe, a bola vem sem peso, a bola vem alta e vai pra perto da linha de base toda hora, eu tenho dificuldade.

Eu já participei de alguns torneios no clube, e toda vez é a mesma coisa. 90% das pessoas que me veem jogando acham que eu vou entrar em quadra e ganhar com facilidade, e o que acontece é que eu geralmente sou eliminado na primeira ou segunda rodada. Meu professor disse que se eu entrar em classes mais avançadas, eu tenho muito mais chances, mas isso não existe. Eu não posso correr dos adversários teoricamente mais fracos pq não sei ganhar deles. Tenho que saber jogar qualquer tipo de jogo.

Já ouvi várias vezes que pra jogar com caras assim tem que ter paciência, trocar bolas, mas eu queria saber como ganhar tecnicamente. Quais golpes usar e o que treinar? Eu pelo menos tenho muita dificuldade de devolver um balão se não for com outro, porém colocando spin. Se eu ficar só nisso, o jogo fica balão de um lado pro outro. Como eu jogo de Prestige, não tem como ficar alisando a bolinha. A bola fica curta e fácil de ser devolvida. Se eu começar a acelerar demais, é difícil manter o ritmo com bolas leves. As bolas parecem uma pena, e eu tenho dificuldade de atacar o tempo todo essas bolas (pois quando eu ataco, e se o ataque não for 100%, o cara simplesmente empurra a bola, ela sobe e lá vem outro balão), e se tentar só passar, a Prestige acha ruim e joga uma bola curta pro outro lado. Quando eu ataco bolas leves, muitas vezes elas vão pra tela. Aí a confiança abaixa, vc começa a tentar só passar, a raquete acha ruim de novo, deixa a bola curta ou na rede.

Meus melhores resultados contra pessoas assim foi jogando bolas mais altas, fundas, ou seja, entrando no jogo do adversário, e isso, sinceramente, eu não quero.

Então, o que fazer? Tentar pegar a bola sempre na subida pra não deixar ela subir e te empurrar ou deixar ela cair? Treinar essas bolas e acelerar sempre? Acelerar não ir pra Winner, mas acelerar bem e manter o adversário sob pressão? Mas como acelerar essas bolas? Em qual altura pegar elas?

Que precisa de paciência eu sei, mas acho que minha maior dúvida é. Como devolver um balão? Se curto swing volley? E se longo, perto da linha? E aqueles que pingam a 2, 3 metros da linha de base e a tendência é subir na lua?

Obrigado a todos. Desculpem o tamanho do texto, mas é que está complicado perder tantos jogos assim, que, teoricamente, deveriam ser jogos fáceis.
Antigo 15-07-2012, 11:45   #2
Egbert Chaves
Membros

Data de Entrada: Jan 2012
Local: Tangará da Serra, MT
Padrão

Eu tb tenho um pouco de dificulade com essas bolas mais altas, mais eu sempre tento devolver ela alta tb com mais spin e esperar uma bola melhor para um winner! O negocio é a paciencia pois em jogos com nivel mais baixo, ganha quem erra menos e não o melhor!
Valeu,

Feedback de Negociações -AQUI!!!
Egbert Chaves está offline   Responder com Quote
Antigo 15-07-2012, 12:02   #3
Kipunji
Membros

Data de Entrada: Jun 2011
Padrão

Antigamente acontecia a mesma coisa cmg,ia jogar contra quem teoricamente era pior que eu ou eu sentia uma dificuldade enorme pra ganhar ou acabava perdendo,mas isso nao é somente pelo fato da bola alta,mas tambem vc deve se atentar ao "medo" de perder pra alguem pior que vc,pois isso tbm pesa!Oque eu aprendi com isso:O kra joga a bola alta,devolve alta tbm,como o amigo ai de cima falou,mas tem outra coisa tbm kra,tenta impor seu jogo,vc tem que impor,fazer o kra entrar no seu jogo e nao o contrario!
Eu por exemplo,jogo com bastante topspin,independente do padrao 16x18,16x19 ou 18x20,eu consigo gerar mto topspin com mta facilidade,sempre joguei dessa forma,entao teoricamente minha bola é mais alta que o normal,mais rapida e desce "do nada",maaaaaaaaas quando chego atrasado em uma bola ou bato desequilibrado,minha defesa é que nem a dos espanhois,jogo pra cima no fundo,nao uso sempre como tatica de jogo,apenas quando chego mal na bola,pois dá tempo de vc se recuperar e ao mesmo tempo envitar um ataque do adversario!
Antigo 15-07-2012, 15:21   #4
minari
Membros

Data de Entrada: Apr 2011
Local: Andradina-SP
Padrão

Minha experiência neste caso é o seguinte :

Não adianta querer acelerar o tempo todo e manter o cara sob pressão, quem vai ficar pressionado é vc por ter q fazer isso, é uma bola que parece fácil mas exige muito footwork para estar "montado" na bola toda vez.

Pegar na subida os "balões" é muito importante treinar, vai te abrir um leque de opções grande em termos de tática. pq tu joga mais dentro da quadra e ele não consegue o que quer q é lhe empurrar lá para trás, agora, pegar na subida não quer dizer acelerar todas as bolas, e sim devolver de modo confortável sem ter q ir lá atrás toda vez.

A parte técnica de pegar na subida outros poderão lhe ensinar melhor do q eu, procuro treinar sempre pegando a bola entre a cintura e o ombro e indo meio de encontro a ela, de trás para frente, se tenho q dar muitos passos laterais deixo para pegar na descida mesmo, o grau de dificuldade aumenta muito pq além da parte vertical q é a altura da bola ainda tem o coeficiente lateral.

De modo geral o que funciona pra mim nestes casos é aguardar uma bola um pouco mais curta ou uma q eu possa estar bem postado antes dela bater no chão, como se eu estivesse esperando por ela e não correndo atrás dela e ai sim acelerar indo a rede, isso tira o "baloeiro" da zona de conforto, pois tem q acelerar de volta para uma passada, sair lá de trás e vir mais a frente para defender um voleio curto, além de jogar mais pressionado pois terá sempre q acertar a bola bem no fundo para se defender e não só ficar levantando bola pra tu se matar de bater.

Tbm tem o fato de vc poder fugir muito mais do backhand d q ele, ou seja, vc pode escolher se quer acertar mais no back ou forehand dele e ele não consegue muito isso, visto q é uma bola mais lenta, ás vezes com adversários assim fico bem pra esquerda da quadra, deixo a paralela todinha pro cara pq ele pode até acertar ali, mas não é uma bola rápida a ponto de não conseguir devolver, as vezes funciona tão bem q depois q meia dúzia de tentativas frustradas de lhe dar uma passada o cara começa a angular demais procurando nosso backhand e acaba cometendo mais erros q o normal.

Outra coisa, no meu saque pressiono mais, geralmente esse tipo de jogador tem dificuldade em colocar uma bola baixa e rápida para defender um voleio, principalmente no retorno do saque, e é a hora q vc não precisa esperar uma bola mais curta ou mais baixa pra ir a rede, a vantagem está contigo, odeio ir a rede, mas, neste caso, vou em pelo menos metade dos meus 1º serviços. Principalmente no começo dos sets só para plantar a dúvida.

Jogo bastante com uma amigo q tem empunhadura strong western, vem sempre um balão alto pra diacho e com certo spin, além dele correr muito e pegar muitas bolas anguladas.
Geralmente 1º set 6x0 6x1 pra mim, 2 set 6x2 6x3 e 3º set 7x5 5x7 pra ele, qdo canso não consigo ir mais a rede com rapidez nem montar na bola alta, começo a errar mais e ficar para trás na quadra, ai a troca de bola se estende e meu preparo despenca de vez, tomo vários lobs pq subi em bolas fáceis pra ele, viro presa fácil, se tem um 4º set ai é 6x2 pra ele, então não é só pq me cansei, é pq não consigo mais usar a tática correta. com outros adversários mesmo cansado consigo manter a tática, como por exemplo manter a bola na quadra com o cara q não tem muita paciência.

Veja bem, essa é a minha experiência contra adversários específicos q tenho aqui, serve pra mim mas não acho q sirva necessáriamente para todos, tem muitas variáveis. Gosto de jogar com pessoal q tem este estilo pq são muito competitivos e mostram bem onde tenho q melhorar.

Abraço!
minari está offline   Responder com Quote
Antigo 15-07-2012, 15:43   #5
jotabesouza
Membros

Data de Entrada: Nov 2009
Local: Paraná
Padrão

Tênis é cheio de variáveis, e temos que aprender a jogar contra estes adversários. Uma bola bem batida dificilmente eles chegam para devolver, tem que ter paciência, mesmo os que sabem jogar também usam deste tipo de jogada, bola alta no fundo, geralmente eles se movem bem.

Batemos muito no fundo contra eles, isto precisam mudar para bolas mais anguladas, fazer eles baterem corrrendo, pegar a batida na subida como já diseram isto encurta o tempo de resposta. As vezes temos que voltar para trás para dar dois passos para frente, ou seja jogar com eles para poder vencer. Não se pode jogar do mesmo jeito com estes adversários como joga com os tenistas que batem mas usual, plano e com velocidade. Raquete mais pesadas e que exigem mais do tenistas geralmente dão mas trabalho contra estes adversários.

Precisamos perceber em que estilo e nível jogamos, se adequar a estratégia naquele momento. Não é fácil

------------------------------------------------------
Veja Feedback do Jotabesouza Clique--> aqui
"A vida é 10% o que faz dela e 90% a maneira como a recebe!!
jotabesouza está offline   Responder com Quote
Antigo 15-07-2012, 20:06   #6
diogobruno
Membros

Enviar mensagem via MSN para diogobruno Enviar mensagem via Skype para diogobruno
Padrão

Então pessoal, obrigado pelas respostas, mas eu queria ainda uma coisa mais técnica. Eu sei que preciso ter paciência, trocar mais bolas, essas coisas.

Mas o problema é como bater determinadas bolas. Como eu disse, a Prestige não aceita ficar empurrando bolinha, então o swing tem que ser mais amplo e acelerado pra conseguir umas bolas mais anguladas, que castigam mais os caras.

Meu maior problema é como bater essas bolas altas e sem peso, de forma que elas incomodem o adversário, pq se ficar só passando bolinha pro outro lado alta, é entrar no jogo do cara. Ter paciência é uma coisa, ficar trocando bolas com o cara no mesmo nível dele é outra.

Por exemplo. Eu jogo com meu professor, jogo bem, já ganhei dele. Eu jogo com um cara assim e perco. Se meu professor pegar um cara desses, não deixa ele nem chegar perto de ganhar 1 game. É isso que eu quero. Não jogar no nível do meu professor que tem 25 anos de quadra, mas sim ser capaz de ganhar sem ficar trocando bola leve e alta. É saber mesmo o que fazer com determinadas bolas. É receber uma bola de meia e devolver um tijolo, mas de forma segura. É achar um swing seguro, um tempo de bola, que machuque o cara, não simplesmente jogar a bolinha pra lá esperando o erro não forçado dele. Quero bater bolas que faça o cara errar, bater bolas que ele tenha dificuldade.
Antigo 15-07-2012, 22:46   #7
Kipunji
Membros

Padrão

Topsin kra,puxa mto topspin,na bola alta vc vai se preocupar mais com o efeito da bola doque diretamente com o peso da bola,pq na bola alta as vezes vc tentar transferir mto a massa da raquete pra bola,vc acaba mandando chapada sem querer,e nesse caso vc nao pode!
Antigo 15-07-2012, 22:49   #8
Kipunji
Membros

Padrão

Ou entao é que nem o amigo ai falou,pega ela na subida que da pra colocar peso nela!só que essa bola,eu particularmente só consigo chapar de cima pra baixo.
Antigo 16-07-2012, 16:19   #9
blady
Membros

Data de Entrada: Sep 2009
Padrão

esse post está rendendo muito, tambem tenho a mesma dificuldade em jogar contra baloeiros e o que eu normalmente acabo fazendo é entrar no jogo deles mandando bola alta com spin principalmente no backhand e com paciência dá pra ganhar. Gostaria também de aprender a jogar contra eles impondo mais meu estilo, utilizando golpes mais técnicos mas com segurança.
blady está offline   Responder com Quote
Antigo 16-07-2012, 16:42   #10
diogobruno
Membros

Padrão

Blady, o assunto é complexo, e andei estudando e conversando com as pessoas mais experientes e venho pegando umas dicas.

Conversando com nosso gente finíssima Prestige, que tem anos de tênis e conhece muito, um dos problemas que causam isso é o footwork.

Quando jogamos contra quem sabe bater na bola, seus movimentos ficam mais rápidos, pois como a bola é rápida, e vc sabe jogar assim, automaticamente vc corre na bola, se posiciona, bate de volta, dá a vida ali.

Quando se joga com um cara que ou dá balão ou fica jogando bolas lentas, sem peso, seus pés acabam entrando na lentidão do jogo, mas seu braço não. As bolas vem tão lentas, que dá a impressão que se ir andando chega nas bolas, e é aí que mora o perigo. Vc chega, mas não chega bem posicionado pra bater a bola corretamente, acaba querendo acelerar a bola e erra.

O negócio é que jogando com esses caras, tem que movimentar o mais rápido possível, o tempo todo, pra estar inteiro em todas as bolas pra bater corretamente. O cara joga lento, mas ele joga bolas no fundo, no canto, e se não se movimentar rapidamente assim que ver pra onde a bola vai, chegará sempre quebrado na bola, e o swing não será o mesmo.

No drill geralmente a gente pega bolas leves, lentas, e bate bem. Por que no jogo não conseguimos? Pq no jogo a bola não vem na nossa mão, mesmo sendo lenta. Dá a impressão que ela tá na mão, de tão lenta e sem peso, mas não está. No jogo com a bola rápida, vc sabe que se não correr vc não chega, então automaticamente vc corre.

Isso, claro, é um dos fatores que causa derrotas pra esses jogadores. Existem outros, mas um dos meus maiores problemas com certeza é esse. Uma dica que tentei fazer e começou a dar certo. Coloque uma meta com o que vc vai fazer com a bolinha. Por exemplo. "Quero pegar todas as bolas lentas na subida". Isso automaticamente vai te obrigar a se movimentar mais, pois pra pegar subindo, tem que ser mais ágil, tem menos tempo pra se bater, além de ter que ir sempre de encontro com a bola, pois ela não tem velocidade, então ela não chega até vc, vc é quem chega até ela. Acho que ajuda.

Mas de qualquer maneira, é complicado. O cara não te dá ritmo, e vc acaba ficando com preguiça, e andando dentro da quadra.

Seguirei nos treinos essa semana e vamos ver no que dá.

Esse vídeo é muito bacana, mostra como devemos nos movimentar dentro da quadra. É claro que nesse vídeo aí tá balãozão assim, muito balão, e as bolas são teoricamente mais fáceis, não estão tão fundas. Costumo jogar com caras que dão balão perto da linha de base toda hora, mas serve pra ver a movimentação.

http://www.youtube.com/watch?v=AyDeBdtOHTY

Abraço.

« Tópico Anterior | Próximo Tópico »

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões