Voltar   Forum Tenis News > Materiais e Físico > Técnica e Condicionamento Físico

Antigo 09-05-2011, 20:33   #11
Edgard Arruda
Membros

Data de Entrada: Feb 2010
Padrão

Eu concordo demais com o que o Velho disse. Todos os pontos são iguais, valem o mesmo tanto. E é justamente isso que eu procuro fazer durante um jogo de campeonato. Não se pode ficar pensando muito no que ja passou durante o jogo. Não fique se martirizando porque errou um smash, que caso você tivesse acertado já teria fechado o game, o set ou o jogo. Não fique pensando naquela vantagem de quebra que você tinha e que perdeu de bobeira no seu saque num game muito mal jogado. Se estou perdendo um game de 40/0 e eu ficar pensando nooooossa tenho que fazer 3 pontos seguidos, com certeza ficarei nervoso. Se estou uma quebra abaixo e ficar martelando na cabeça que eu preciso pelo menos de uma quebra para igualar o jogo, a cabeça vai embora.
Resumindo a melhor coisa é pensar em um ponto de cada vez sem se preocupar em quanto está o jogo.
Além disso penso sempre assim, sou um jogador amador e perder ou ganhar esse jogo não muda nada na minha vida. Perdendo ou ganhando no dia seguinte continuarei fazendo as mesmas coisas, no mesmo trabalho, com o mesmo quantidade de dinheiro. A unica coisa que muda e que perdendo vou jogar com algum amigo uma partida amistosa no dia seguinte ao inves de jogar com um desconhecido uma partida valendo um trofeu.
Valeu, abraço.
Edgard Arruda está offline   Responder com Quote
Antigo 09-05-2011, 22:07   #12
jotabesouza
Membros

Data de Entrada: Nov 2009
Local: Paraná
Thumbs up

Citação:
Postado originalmente por Velho Ver Mensagens
Todos os pontos sao iguais!
O tenista pode estar vulneravel, fragil, suscetivel mentalmente e dai nao é o ponto diferente que abala, qualquer coisa abala, um celular que toca, um barulho de um aviao, o rival que demorabpra sacar, uma bola na fita da rede ou na linha, qualquer coisa tira o foco mental desse tenista fragilizado.
Prova esta que no jogo da final o Nadal aplicou uma gran willy no Diokovit, Humilhante, por esse raciocinio, o Diokovit deveria a partir daquele momento sair de jogo totalmente! Mas ao contrario, ele aplaudio a jigada e seguiu em frente, porque ?
Todos os pontos sao iguais e aquela gran willy valeu um ponto , nada mais...
Um abraco!
Velho nem tem com discutir isto, com certeza são iguais. Partindo do seu exemplo que quando estamos vulneráveis, qualquer coisa pode desencadear a fraqueza no jogo, a falta de confiança e matar aquele game ou até o set.

É provável que lá nos profissionais eles tenham um treinamento especial para terem este controle, alguns como o Nole, estão tendo de sobra, outros estão aprendendo como o Bellucci, outros já foram mestres nisto como o Federer, mas agora algo o está deixando fora de controle. Mas e nós jogadores mortais temos a condição para dominar a mente e não deixar que ela caia em desarranjo por causa de um ponto que vale sempre a mesma coisa?
As vezes me deparo que estou errando e continuo inconscientemente, nem as vezes me deponho emocionalmente, mas quando percebo o set já foi. Será que foi falta de planejamento? E quando percebemos que estamos perdendo pontos, tentamos jogadas diferentes como sacar e volear, levamos um loob. Sacamos tudo no primeiro saque, uma bola ótima, de repente o adversário devolve aquela bola chata, alta, que bate nas proximidades na linha ou até em cima da linha, então somos obrigados a devolver a bola na defesa, o adversário vem e nos ataca e acabamos por perder o ponto. Pergunto vocês conseguem se livrar disto normalmente? Tem algum treinamento para isto?

------------------------------------------------------
Veja Feedback do Jotabesouza Clique--> aqui
"A vida é 10% o que faz dela e 90% a maneira como a recebe!!

Última edição por jotabesouza : 09-05-2011 às 22:10
jotabesouza está offline   Responder com Quote
Antigo 09-05-2011, 22:14   #13
abehne
Membros

Data de Entrada: Apr 2010
Padrão

Concordo com o velho!
Em relação a isso, uma das partes que mais me chamou a atenção na Biografia do Agassi, é quando ele conversando com a Steffi Graff ela diz: "você não tem que pensar, apenas sentir o jogo".
Eu jogo segunda classe; esses dias jogando uma partida de um torneio na 1ª Classe estava indo bem, me sentindo bem. Tanto que meu adversário, estava sacando 4/3 0-40.
Porém foi nesse ponto que eu pensei no jogo: "se eu quebrar ele agora, vou sacar para virar o jogo", adivinhem o que aconteceu? Perdi o game e o set por 6/4.
Isso fecha com o que o Velho disse, que todo ponto é igual. Aconteceu que eu mudei o jogo para querer fechar o game, ou seja, joguei diferente em face do placar. Se tivesse jogado como vinha jogando os outros pontos, talves teria sido diferente.

Abs André
abehne está offline   Responder com Quote
Antigo 09-05-2011, 22:23   #14
jotabesouza
Membros

Data de Entrada: Nov 2009
Local: Paraná
Padrão

abehne, partindo da sua colocação, quando vai dar um saque não pensa se vai sacar aberto ou fechado? por exemplo no revés do adversário?

Sei que na situação que citou você pode ter mudado o time que estava ganhando, mas se está perdendo, não tem que parar e pensar em uma jogada (exemplo a numero 3) para quebrar a sequencia do adversário?

------------------------------------------------------
Veja Feedback do Jotabesouza Clique--> aqui
"A vida é 10% o que faz dela e 90% a maneira como a recebe!!
jotabesouza está offline   Responder com Quote
Antigo 09-05-2011, 22:34   #15
abehne
Membros

Data de Entrada: Apr 2010
Padrão

Nao sei se faço certo, mas nao penso onde vou sacar ou como vou bater a proxima bola.
No momento de preparação do saque, decido onde vou sacar pelo posicionamento do adversário ou mudo a direção para surpreendê-lo. Mas nunca penso onde vou fazer isso antes de iniciar o "processo" de saque. Até porque normalmente eu saco sempre no ponto mais fraco do adversário, mesmo isso sendo previsível. As vezes mudo de direção para surpreender. Mas o saque pra mim é o fundamento que mais me causa problemas, rsss.
Não tenho jogadas ensaiadas, sempre jogo basedo numa estratégia "macro" por assim dizer, ou seja, dependendo do jogo eu decido se vou forçar mais o jogo com batidas mais chapadas ou trabalhar os pontos com mais spin e atacar apenas nas bolas ficarem mais fáceis, etc. Tento não pensar muito em jogadas pré-determinadas, mas sempre tento aplicar aquela que mais tenho facilidade

Adendo, tento aplicar a jogada que tenho mais facilidade que é abrir o adversário com uma bola angulada e com spin no forehand e depois jogar no backhand (quando o backhando é o mais fraco), várias vezes seguidas, até sobrar a bola para matar, ou o adversario errar.

Abs

Última edição por abehne : 09-05-2011 às 22:49
abehne está offline   Responder com Quote
Antigo 10-05-2011, 1:24   #16
eLGaucho
Membros

Data de Entrada: Sep 2009
Local: Pelotas - RS
Padrão

Bááááááááá...

Esse assunto é um tanto complexo e certamente será uma ótima discussão com vários posts legais como já vi uns acima.

Primeiramente, percebo que há dias em que a minha capacidade de me perdoar após um erro é significativamente maior do que em outros dias. Assim também acontece com a confiança.

Segundo, acho que um ponto importante para diminuir essas oscilações diárias é tornar o jogo um pouco mais mêcanico, como disse o velho: traçar um plano tático e segui-lo ao máximo (gravar no Chip mental).

Terceiro, de alguma forma treinar situações de stress no jogo. Por exemplo: treinar com alguém começando seu game de saque direto em 15/40, para você sempre sacar sob pressão.

O único problema de tornar o jogo um pouco mais mecânico é que em algum momento podemos simplesmente nos "desligar" do jogo e não perceber as oscilações do adversário simplesmente por seguir rigidamente uma tática adotada.

Resumindo, acredito que existem pontos chaves como:
* Sentir o jogo
* Sentir-se confiante
* Treinar situações de estresse para diminuir a ansiedade na hora de encará-las
* Ter um bom plano tático de jogo

Acho que existem mais pontos chave, todavia agora não me lembro para discutí-los.

Abraços

2x Youtek Prestige Mid 56lbs mains/crosses Babolat Pro Hurricane Tour 1,30

Referências de Negociações: http://forum.tenisnews.com.br/showthread.php?t=11152
eLGaucho está offline   Responder com Quote
Antigo 10-05-2011, 7:13   #17
Velho
Membros

Data de Entrada: Dec 2007
Local: Porto alegre
Padrão

Jotabe
No meio do jogo, fazer uma coisa diferente?
Essa necessidade pode surgir sim! Mas ela deve estar previamente planejada , incorporada no plano tatico e haver sido treinada, caso contrario levara vc a um desarranjo ou desordenacao tatica.
O plano tatico que esta gravado la no chip, deve ser amplo e incluir tratamento para todas as situacoes de jogo.
Acontece com todos os tenistas que passem no meio do jogo por momentos de desafinacao tecnica (o violino desafina, ha ha) mas nao pode de forma alguma isso AFETAR o plano tatico, pois é justamente isso que o rival quer.
Um abraco!
Antigo 10-05-2011, 8:26   #18
acmorganti
Membros

Data de Entrada: Mar 2010
Padrão

Citação:
Postado originalmente por Big MAC Ver Mensagens
...eu acho o seguinte: existem pontos chave q podem lhe dar moral ou tb pode te encrencar pelo resto da partida
por isso a importãncia de jogarmos cada ponto p vez e não pensaros nos pontos vindouros ( bonito isso ?!?! )
dificil mesmo é colocar no chip

um abraço a todos!!! menos naquele "verme colorado"
Por isso que treino é treino e jogo é jogo!!!! As vezes que consegui manter a concentração e joguei ponto a ponto, consegui bons resultados. Mas o duro é manter isso por muito tempo. Exemplo, jogar o segundo jogo de um torneio com a mesma concentração que o primeiro.... Preciso exercitar a esse nível.

Abraço
acmorganti
acmorganti está offline   Responder com Quote
Antigo 10-05-2011, 8:29   #19
acmorganti
Membros

Data de Entrada: Mar 2010
Padrão

Citação:
Postado originalmente por Velho Ver Mensagens
Em treinamento, desenvolver um plano tatico de jogo para cada situacao.
Gravar isso no CHIP. !
Nao pensar em jogo, deixar o chip trabalhar.
Nao se influenciar pelo placar! Todos os pontos sao iguais!
Nao deixar que erros tecnicos abalem de maneira nenhuma o plano tatico!
Jogue com o perfil que esta no chip. Seja frio.
Nao estabeleca metas, objetivos, desejos, sonhos, etc...
Evitar frustracoes em meio ao jogo.
Como disse o MAC: se perdoe! Seja generoso consigo proprio.
Um abraco
Em especial ao ponto "...Nao estabeleca metas, objetivos, desejos, sonhos, etc... " Seria então como horizonte apenas ao ponto que irá jogar!!!! De repente esse é o caminho. Aprender a deixar tudo de lado e focar só e somente só no próximo ponto! Meio cultura orienta, o futuro está no futuro e o passado no passado....ficar apenas no presente! Fácil não????

Abraço
acmorganti está offline   Responder com Quote
Antigo 11-05-2011, 6:15   #20
wik
Membros

Data de Entrada: Jul 2010
Padrão

Eu nào lembro bem, mas jà falei do nivel de atençào ?
Este assunto è bastante complicado para me explicar em portouges, tudo è ligado a concentraçào e decocentraçào para subir o baixar o nivel de atençào em relaçào ao nivel de comfort, dependendo da importancia do ponto e do game.
E' um assunto basico e fundamental no estudio da tattica.
wik está offline   Responder com Quote
Responder

« Tópico Anterior | Próximo Tópico »

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões