Voltar   Forum Tenis News > Materiais e Físico > Técnica e Condicionamento Físico

Antigo 09-05-2011, 11:12   #1
jotabesouza
Membros

Data de Entrada: Nov 2009
Local: Paraná
Thumbs up Como Dominar a mente, confiança ponto a ponto

Olá pessoal. Devido ao sucesso e de outros tópicos abertos aqui no fórum, assuntos amplamente discutidos, venho com mais este que deve ser um dos mais difíceis de tratar. Como manter o entusiasmo, concentração, domínio das frustrações na hora dos erros e manter a confiança para continuar a fechar os pontos ganhando game a game?

Ou ainda estar em desvantagem e conseguir resgatar a confiança necessária para sair da desvantagem e pular para a vantagem dos pontos?

É comum ouvir dizer até dos profissionais que ganharam os jogos e comentarem que isto foi conseqüência de se manter bem de mente o jogo todo. Cada vez mais ouço isto, porque não adianta ter toda a técnica, preparo físico se a mente não tiver confiança. Ainda não é o meu caso de ter a técnica aprimorada, mas sei que em diversas ocasiões de uma partida perco por causa da confiança e controle emocional.

Vocês já se depararam por ocasiões assim onde o set está 4/1 para vocês e de repente muda tudo e perde de 6/4?

OU ainda começam o jogo e desde os primeiros momentos não tem confiança, perde bolas de ataque colocando a bola na rede, ou isolando porque entrou com sede demais em uma bola que poderia jogar cruzadinha sem muita força que marcaria o ponto?

OU ainda você começa perdendo, quando percebe que não tem mais jeito de ir atrás, sente que poderia diminuir a vantagem do adversário ou até virar, mas não consegue porque o fechamento dos games acaba errando e dando a possibilidade do adversário tomar a dianteira no próprio game e perde-lo?

Bem o que podemos fazer para treinar nossa mente para ganhar o game, ter confiança, se dar bem em momentos de pressões, jogar para ganhar pois em torneio este é o principal objetivo. Será que também falta estratégia?

Abraços e por favor aguardo dicas e até dúvidas de todos.

------------------------------------------------------
Veja Feedback do Jotabesouza Clique--> aqui
"A vida é 10% o que faz dela e 90% a maneira como a recebe!!
jotabesouza está offline   Responder com Quote
Antigo 09-05-2011, 11:32   #2
acmorganti
Membros

Data de Entrada: Mar 2010
Padrão

Citação:
Postado originalmente por jotabesouza Ver Mensagens
Olá pessoal. Devido ao sucesso e de outros tópicos abertos aqui no fórum, assuntos amplamente discutidos, venho com mais este que deve ser um dos mais difíceis de tratar. Como manter o entusiasmo, concentração, domínio das frustrações na hora dos erros e manter a confiança para continuar a fechar os pontos ganhando game a game?

Ou ainda estar em desvantagem e conseguir resgatar a confiança necessária para sair da desvantagem e pular para a vantagem dos pontos?

É comum ouvir dizer até dos profissionais que ganharam os jogos e comentarem que isto foi conseqüência de se manter bem de mente o jogo todo. Cada vez mais ouço isto, porque não adianta ter toda a técnica, preparo físico se a mente não tiver confiança. Ainda não é o meu caso de ter a técnica aprimorada, mas sei que em diversas ocasiões de uma partida perco por causa da confiança e controle emocional.

Vocês já se depararam por ocasiões assim onde o set está 4/1 para vocês e de repente muda tudo e perde de 6/4?

OU ainda começam o jogo e desde os primeiros momentos não tem confiança, perde bolas de ataque colocando a bola na rede, ou isolando porque entrou com sede demais em uma bola que poderia jogar cruzadinha sem muita força que marcaria o ponto?

OU ainda você começa perdendo, quando percebe que não tem mais jeito de ir atrás, sente que poderia diminuir a vantagem do adversário ou até virar, mas não consegue porque o fechamento dos games acaba errando e dando a possibilidade do adversário tomar a dianteira no próprio game e perde-lo?

Bem o que podemos fazer para treinar nossa mente para ganhar o game, ter confiança, se dar bem em momentos de pressões, jogar para ganhar pois em torneio este é o principal objetivo. Será que também falta estratégia?

Abraços e por favor aguardo dicas e até dúvidas de todos.
JB, muito bom esse tema. Inclusive porque sou vítma o tempo todo.

Hà algumas semanas atrás estava jogando um torneio. Segundo jogo. Perdia de 2 a 0 no primeiro set. Consegui virar e cheguei a 40 a 0 em 5 a 4, sacando. Consegui perder o game. Depois 6 a 5 com 40 a 15 e de novo não consegui fechar. Tie-break e perdi o set. Porém, já joguei o tie-break fora de quadra. Não consegui esquecer as várias chances de fechar o set no meu saque. Não consegui voltar para o jogo no segundo set. Mesmo tendo vários games indo a 40 iguais e sem conseguir fechar. Tomei 6 a 0 no segundo set.

O que senti que faltou foi ter concentração e uma jogada em mente para executar. Em todos os pontos que perdi, na sitaução de setpoint, não consegui executar o que tinha em mente, exemplo, um saque aberto e um ida à rede ou algo assim.

Aguardo as dicas!
Abraço
Acmorganti
acmorganti está offline   Responder com Quote
Antigo 09-05-2011, 12:33   #3
Big MAC
Membros

Data de Entrada: Nov 2008
Thumbs up uma dica...

...q p mim ajudou bastante depois q consegui colocar em prática foi: não me cobrar mais depois de cada ponto
se errei...paciência...outros pontos virão e eu tentarei fazer o melhor possivel
mas ficar remoendo aquele ponto perdido ou ficar se xingando e mostrando ao adversário q vc está nervoso ou descontrolado...isso só nos desfavorece
portanto se conseguir fazer isso ( não se cobrar depois de um erro ) irá ver q o jogo fica até mais divertido
espero ter colaborado um pouco

um abraço

Big Mac
Antigo 09-05-2011, 13:23   #4
Velho
Membros

Data de Entrada: Dec 2007
Local: Porto alegre
Padrão

Em treinamento, desenvolver um plano tatico de jogo para cada situacao.
Gravar isso no CHIP. !
Nao pensar em jogo, deixar o chip trabalhar.
Nao se influenciar pelo placar! Todos os pontos sao iguais!
Nao deixar que erros tecnicos abalem de maneira nenhuma o plano tatico!
Jogue com o perfil que esta no chip. Seja frio.
Nao estabeleca metas, objetivos, desejos, sonhos, etc...
Evitar frustracoes em meio ao jogo.
Como disse o MAC: se perdoe! Seja generoso consigo proprio.
Um abraco
Antigo 09-05-2011, 13:34   #5
Timas
Membros

Data de Entrada: May 2010
Local: Arroio doPadre-RS
Padrão

Há um tempo atrás vi o Dácio Campos, comentando em um jogo a seguinte frase, " o jogador é tão bom quanto sua capacidade de esquecer um erro tão rápido que no próximo ponto nem se lembra mais porque errou". Achei muito legal (apesar de ainda não conseguir levar isso a quadra hehe), pois não é falta de comprometimento com o erro, mas sim "bola pra frente", pois como disse o Velho todos os pontos são iguais.
Muito bom o tema, peco muito neste aspecto, já perdi jogos assim também.

Meu Feedback---------------------------------------------------

Left Handed - BH2H
Timas está offline   Responder com Quote
Antigo 09-05-2011, 14:31   #6
jotabesouza
Membros

Data de Entrada: Nov 2009
Local: Paraná
Padrão

OLá pessoal, primeiramente obrigado pelos comentários e dicas.

Tenho um pouco de dúvida quando falam que todos os pontos são iguais. Será que um ponto pode ser ou não crucial para que o adversário ganhe confiança? e nós por causa deste ponto caímos no problema de perda de confiança. Vou citar um exemplo de agora, pois tivemos uma melhora significativa do tenista brasileiro Bellucci. Ele simplesmente derrotou dois dos top 10 no torneio de Madri, e no jogo com o numero 2 do mundo que nçao perde a vários jogos, vinha com um ótimo jogo, inibindo quase que totalmente os ataques do adversário, quem assistiu o jogo pode ver que Belucci estáva ganhando o segundo set em 3/1 muito bem, de repente Nole conseguiu fazer uma quebra, e depois no game onde estava acirrado Bellucci em uma bola na rede tinha o lado direito todo para colocar a bola e tentou jogar por cima no contra-pe do Nole(2 do mundo) mas ele percebeu e deu tempo de esticar o braço e fechar o ponto. Deu para perceber a comemoração do Nole neste momento, a pontos atrás ele já estava praticamente entregando os pontos pois não tinha mais como vencer, mas neste ponto uma súbita vontade e confiança do Nole, foi como desperta-se um Leão adormecido, pronto, depois disto Belluci começou a sentir dores na perna, seus saques não entravam mais com eficiencia e ele perdeu o jogo. Pode ver o depoimento do Nole ontem após a vitória sobre o Nadal, ele disse que na partida contra o Belluci foi quando ele sentiu que ia perder, ele disse que foi em um momento do jogo que consegiu se recuperar, já contra o Nadal sentiu confiança o jogo inteiro mesmo nos momentos mais difíceis.

O que vocês me dizem disto, foi só eu que percebi isto? POsso até estar errado mas tem pontos que incentivam o adversário e desmotivam a nós.

------------------------------------------------------
Veja Feedback do Jotabesouza Clique--> aqui
"A vida é 10% o que faz dela e 90% a maneira como a recebe!!
jotabesouza está offline   Responder com Quote
Antigo 09-05-2011, 15:00   #7
Timas
Membros

Data de Entrada: May 2010
Local: Arroio doPadre-RS
Padrão

O que pelo menos eu quis dizer com todos pontos são iguais, é o fato de eles valerem a mesma coisa no papel, ou seja, um ponto. O que as vezes pode acontecer é estar 0/40 e pela afobação, cansaço mental ou outros fatores querermos fazer um baita ponto e achar que numa bola vai ficar 40/40, o que não é verdade, pois um ace depois encerra a fatura hehe.
Mas é claro que pro lado emocional tem pontos chave na partida, como no caso referido do Bellucci

Meu Feedback---------------------------------------------------

Left Handed - BH2H
Timas está offline   Responder com Quote
Antigo 09-05-2011, 15:41   #8
Big MAC
Membros

Data de Entrada: Nov 2008
Thumbs up just my opinion...

...eu acho o seguinte: existem pontos chave q podem lhe dar moral ou tb pode te encrencar pelo resto da partida
por isso a importãncia de jogarmos cada ponto p vez e não pensaros nos pontos vindouros ( bonito isso ?!?! )
dificil mesmo é colocar no chip

um abraço a todos!!! menos naquele "verme colorado"
Antigo 09-05-2011, 19:11   #9
Calvet
Membros

Data de Entrada: Mar 2008
Padrão

O bellucci já mostrou que esta em evolução, mais continua com a mente fraca. Quando o jogo aperta, onde precisa jogar motivado ele desaba.
mais no meu ponto de vista o mais importante é justamente o que o velho disse, é entrar em quadra com uma tatica. Nadal é fantastico em fazer isso, e no meu caso noto grande evolução do meu jogo quando jogo com um a estrategia. Mais isso não quer dizer que eu va ganhar, pois todas as estrategias que eu planejar pode não anular meu adversário. Outro ponto importante é o fisico em dia, cansaço também leva a desmotivação.

flw

Membro do clube Dunlop
Calvet está offline   Responder com Quote
Antigo 09-05-2011, 19:30   #10
Velho
Membros

Data de Entrada: Dec 2007
Local: Porto alegre
Padrão

Todos os pontos sao iguais!
O tenista pode estar vulneravel, fragil, suscetivel mentalmente e dai nao é o ponto diferente que abala, qualquer coisa abala, um celular que toca, um barulho de um aviao, o rival que demorabpra sacar, uma bola na fita da rede ou na linha, qualquer coisa tira o foco mental desse tenista fragilizado.
Prova esta que no jogo da final o Nadal aplicou uma gran willy no Diokovit, Humilhante, por esse raciocinio, o Diokovit deveria a partir daquele momento sair de jogo totalmente! Mas ao contrario, ele aplaudio a jigada e seguiu em frente, porque ?
Todos os pontos sao iguais e aquela gran willy valeu um ponto , nada mais...
Um abraco!

« Tópico Anterior | Próximo Tópico »

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões