Voltar   Forum Tenis News > Materiais e Físico > Técnica e Condicionamento Físico

Antigo 19-08-2017, 14:27   #131
andre2110
Membros

Data de Entrada: Jul 2016
Padrão

Citação:
Postado originalmente por ferraz.jp Ver Mensagens
Olá galera,

Seguindo na mesma direção do comentário do JotaBe...eu queria comentar sobre o jogo da Sara Errani frente a Kvitova.

Alí deu pra ver os extremos que o jogo mental nos proporciona.

A Errani vinha alternando todas as suas devoluções, direita...esquerda, drop shots, bolas altas, slices...tava balançando a Kvitova que não tinha muita alternativa. Só que com isso a Errani passou na frente...quando a estratégia parecia estar bem definida, ao invés de se agarrar a ela, ela simplesmente tentou bater de igual pra igual com a Kvitova. Aí ferrou tudo né, a Kvitova virou sem muitas dificuldades e venceu também o segundo set.

O placar foi de 6x4, 6x4 mas não revela o quão complicado foi o jogo. O Maraucci até disse que a Sara Errani não conseguiu manter o nível alto, só que isso na cabeça dela deve ter sido ao contrário. Creio que quando ela tinha alguns games a frente (obtidos pela variação) ela tentou "subir o nível" tentando rally's mais longos e mais cheios de potência. Penso isso porque não consigo entender a razão de tal mudança. Quando ela estava variando, ela corria menos (cansava menos), tinha maior margem de segurança e ainda de quebra, desestruturava a Petra...porque é que ela foi mudar?

A mente é incrível, quem não a controla, não controla o corpo mesmo né!

Grande abraço!!
Creio que entramos no jogo com pelo menos dois planos.

Plano A: Ofensivo, jogar com atenção e tentar fechar o jogo o mais rápido possível, batendo com firmeza e ganhando o jogo tanto na parte mental quando na técnica e física.

Plano B: Jogar mais na defensiva, correndo atrás, ou fazendo um jogo "feio" mas efetivo.

Em muitos jogos começamos com o Plano A, começamos perdendo; mudamos para o plano B e viramos o jogo.
Daí temos duas opções, manter o plano B e ganhar o jogo (envergonhado), ou retornar para o plano A e perder, mas perder tentando vencer o adversário no seu ponto forte.

Creio que a Sara Erani tentou - pela descrição - vencer a adversário no seu ponto forte. Essa é uma questão importante. Derrotar o adversário no seu ponto forte lhe garantirá muitas vitórias no longo prazo.

Tenho 50 e jogo tênis a 14 meses (+12 meses quando tinha 35 anos), venho do tênis de mesa. Uma estratégia que sempre usei foi vencer o adversário no seu ponto forte. Ele saca bem, vou treinar para sacar melhor. Ele me ganha no slice, vou treinar o slice até ganhar dele. Ele me ganha no spin, vou treinar até ganhar dele. Perco uns 30 jogos, mas insisto até vencer o cara no seu ponto forte. Depois raramente o cara volta a me ganhar.

A questão é o quanto você quer melhorar.
andre2110 está offline   Responder com Quote
Responder

« Tópico Anterior | Próximo Tópico »

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões