Voltar   Forum Tenis News > Materiais e Físico > Técnica e Condicionamento Físico

Antigo 23-02-2017, 14:52   #51
patai
Membros

Data de Entrada: Jul 2016
Padrão

Caro colegas tenistas, venho aqui relatar meu doloroso caso com a epicondilite lateral (Tenis Elbow / cotovelo de tenista) ....
  • Jogo tênis desde Abril de 2015, e no começo de 2016 comecei a ter aulas com professor. Fiz musculação de 2012 a início de 2016 e sempre mantive um corpo saudável, porém saí da academia.
  • Todo o 1º semestre do ano de 2016 tive aula durante 2 vezes por semana, meu jogo foi melhorando, mas eu não batia forte na bola, só colocado.
  • A partir do 2º semestre, comecei a bater muito forte na bola e mudei o backhand de 1 mão para o de duas mãos, eu estava sem confiança no backhand de 1 mão.
  • Setembro/2016 comecei a sentir uma dorzinha no cotovelo, nesse período eu usava a Yonex Ezone DR 100, não dei muita importância para dor, era de leve e após o jogo não incomodava mais.
  • Novembro/2016 - a dor começou a incomodar mais, doia muito na hora do jogo e após os jogos ainda continuava a doer até o dia seguinte, comecei a procurar uma raquete mais flexível para jogar. Comprei a Yonex Ezone DR 98
  • Dezembro/2016 - durante uma partida, começou a doer forte o cotovelo, coloquei aqueles Tape para Tennis Elbow, e continuei a partida. No outro dia meu braço ficou doendo bastante, passei 2 semanas sem jogar.
  • Janeiro/2017 - Na minha volta para jogar, já usando a Yonex DR 98, comecei a usar corda full de multifilamento (52lbs). A dor foi passando, estava bem.
    Dia 22 de Janeiro 2017 . Jogando uma partida de duplas, meu cotovelo começou a latejar muito, dor muito forte, mas continuei a jogar, a partida durou umas 2,3 horas. Terminei a partida e fui pra casa, pensando que no dia seguinte iria melhorar. Dois dias depois eu estava na emergência do hospital, o cotovelo inchou muiiiiito, passei dois dias sem dormir, não conseguia mexer meu braço pra nenhum lado que doía bastante, foi um inferno. Tomei injeção para passar a dor e imobilizei o braço durante 03 dias. Vejam a foto.
    http://imgur.com/a/mUqSB
  • Fevereiro/2017 - Fui ao médico ortopedista, e esse passou uma Ultrassonografia para fazer, acusou Epicondilite Lateral, ele passou 20 sessões de fisioterapia. No começo não acreditei que fosse resolver, mas após as injeções que tomei na emergência, imobilização do braço e o remédio Melicox que tomei durante a fase do braço engessado, a inflamação melhorou bastante, porém sentia dor ao pressionar o cotovelo, então fiquei sem fazer esforço - jogar nem pensar -

Hoje estou na 13º sessão de fisioterapia (faço todo dia seg/sexta durante 01:30h), já passei da fase de choquinho, estou fazendo somente ultrassom e fortalecimentos/alongamentos do cotovelo, os fortalecimentos são com elásticos, a recuperação está bastante avançada, ainda não voltei a jogar, mas só por prudência, pois o médico quer que eu volte só quando terminar as 20 sessões de fisioterapia.

Pessoal, resumindo: Eu era um ferrenho crítico da fisioterapia, achava que não resolvia nada, porém agora depois da minha lesão que foi bem séria, eu vou dizer. Ela resolve, é ter paciência, a epicondilite é uma lesão que requer paciência, pois não se cura rápido.
    A fisioterapia é por etapas:
    1º tirar a dor no local (máquina Tens)
    2º tirar inflamação no local (Máquina de ultrassom)
    3º alongamentos no local (importante para estimular a região afetada)
    4º e mais importante, exercícios de fortalecimento... cara, essa fase (que eu estou agora) é espetacular, você ver a olhos nus a sua melhora. Eu que não conseguia levantar uma colher pra comer, hoje estou puxando elástico grossos, puxando peso de 3kg em movimentos forçando o cotovelo... é realmente espetacular.

Conversando com o médico e falando que o tênis é um esporte desonesto (machuca demais a pessoa), ele na hora me interrompeu e falou. O tênis, como qualquer outro esporte, requer que você prepare seu corpo para os movimentos que ele necessita. Ou seja, você tem que fortalecer, joelhos, lombar, ombro, cotovelo... tudo que o tênis vai requerer no jogo, você tem que fortalecer, seja em academia ou em casa com elásticos.

Tenho amigos que têm lesão no ombro, tornozelo, etc. Eu nunca tive qualquer lesão no ombro e creio que seja por causa da academia que eu fazia e parei, na academia nunca fortaleci o cotovelo, por isso ele "chiou" na prática do esporte.

Então: Claro que você tem que ter um acompanhamento de um técnico para fazer os movimentos corretos, mas não é só movimento incorreto que ocasiona lesão, vejo várias pessoas com movimentos muito piores que o meu e não tem lesão. O fortalecimento (academia ou elásticos) acho que é o principal caminho para evitar lesão, seja no tênis ou qualquer outro esporte que você for praticar.

Não é só a técnica, epicondilite dá em quem não pratica esportes, a movimentação incorreta é um agravante, porém mesmo com movimentação correta e você não tiver bem preparado, pode aparecer a dor sim, o que o médico falou foi : movimentos repetitivos, ou seja, pode ser qualquer movimento (certo/errado) você pode adquirir a lesão.

Agora após o carnaval, vou voltar a jogar, sem medo, sem dor e o mais importante, sabendo da importância de curar uma lesão logo quando ela aparecer e fazer fortalecimento sempre!!

Abraços a todos!!
-Corda: Gamma TNT 17 (50 lbs)

Última edição por patai : 23-02-2017 às 15:05 Motivo: negrito
patai está offline   Responder com Quote
Responder

« Tópico Anterior | Próximo Tópico »

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões